quarta-feira, 30 de junho de 2010

DURANTE O GOVERNO DE JACKSON, POLÍTICAS PÚBLICAS AOS IDOSOS FOI GARANTIDA

Ao assinar, no dia 13 de junho, o Pacto do Idoso, o governador Jackson Lago garantiu o compromisso da administração pública estadual, através de seus mais diversos órgãos e segmentos, com políticas públicas que assegurem uma vida mais digna e saúdavel para as pessoas da terceira idade.
A meta principal do Pacto do Idoso é a atenção adequada e digna à saúde de idosos e idosas maranhenses, principalmente, para aquela parcela dessa população que teve, por uma série de razões, um processo de envelhecimento marcado por doenças e agravos que impõem séries limitações ao seu bem-estar.

PROJETO RIO ANIL: MAIOR OBRA DE INCLUSÃO SOCIAL DE SÃO LUÍS



O Projeto Rio Anil é a maior obra de inclusão social realizada em São Luís, por meio da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, com investimentos de R$ 288 milhões de reais, que beneficiariam 250 mil pessoas promovendo uma verdadeira transformação social.

As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a área do saneamento e urbanização de favelas do governo Federal, visando transformar as áreas palafitadas em habitações dignas e saudáveis.

O projeto compreendia um total de 23 áreas, sendo 11 áreas habitacionais que seriam entregues até 2010 e outras 12 de equipamentos sociais que seriam concluídas até 2011. Seriam contemplados os bairros da Liberdade, Camboa, Fé em Deus, Vila Cristalina, Vila Sésamo, Apeadouro, Alemanha e Irmãos Coragem, uma extensa área sujeita à inundação periódica pelas marés, e que têm sido gradativamente ocupada pelas populações carentes, na forma de palafitas e outras submoradias.

As áreas foram divididas em lotes urbanos e estava previsto no projeto o beneficiamento com toda a infra-estrutura de serviços públicos e acesso pavimentado; áreas verdes e paisagismo; ações de recuperação ambiental e contenção da ocupação dos mangues; e áreas de lazer, tais como praças, quadras poliesportivas, postos de saúde, postos policiais, escolas, quiosques e teatro.

Na primeira etapa, o Governo Jackson Lago entregou 128 apartamentos para famílias que moravam em palafitas. Na segunda etapa estavam previstos 160 imóveis para serem entregues até o final de 2009.

No Projeto Rio Anil estava prevista:
- A construção de 25km de vias, em 13 bairros de São Luís
- Construção de 3.500 unidades habitacionais
- Reforma e melhoria de mais 10 mil habitações
- Implantação de rede elétrica e iluminação pública, água e tratamento de esgotos
- Construção de áreas de lazer



sábado, 26 de junho de 2010

MAIS ESCOLAS CONSTRUIDAS DURANTE O GOVERNO JACKSON LAGO


FORMOSA DA SERRA NEGRA/MA

C.E. Antonio Sirley de Arruda Lima






CAXIAS/MA
C.E. Professora Maria do Carmo B. Paiva


CAXIAS/MA
E. M. Antenor Viana


AÇAILÂNDIA/MA
C.E. José Cesário da Silva



A INTEIREZA DO DESENVOLVIMENTO LIBERTADOR

Jhonatan Almada, historiador e ex-assessor do IMESC

Existe um ditado hispânico que diz que viver com medo é como viver pela metade, meia vida. Isto pode ser traduzido na velha preocupação maranhense em “se queimar” com qualquer lado em uma disputa, preferindo uma meia vida ao invés de se posicionar. Uma navegação audaciosa só pode ser enfrentada com inteireza e coragem. Não é à toa que Kant afirmou ser a covardia uma das responsáveis por manter o homem e a mulher na menoridade. Daí nossa participação no Governo Jackson Lago (2007-2009) ter se pautado e se revestido dessa inteireza. Essa perspectiva de totalidade foi a adotada pelo planejamento do desenvolvimento, planejamento gestado e desenvolvimento realizado à luz dos conhecimentos, experiências e vivências daqueles que nele política e tecnicamente militaram.

As bases fundantes do desenvolvimento libertador, implementado sob o Governo Jackson Lago, foram construídas com norte e convicção. De posse dessa carta de navegação e orientados por bússola segura sabíamos claramente quais problemas enfrentar e os rumos para tal. Aqui nos distanciamos de certa tradição do antigo regime sobrevivo – os governos que lhe são afetos, sempre se caracterizaram pelo espontaneísmo e voluntarismo, desprovidos dos instrumentos e da instrumentação necessária a uma ação governamental efetiva, só possuíam planos de papel. Não basta ir aos municípios construir ou inaugurar o que eles não solicitaram, mas é fundamental ter uma visão do conjunto, do todo, ao risco de se incorrer nos governos itinerantes, “cuidantes”, festivos, mas efêmeros, explicitamente eleitoreiros e incapazes de transformar concretamente a realidade.

A palavra de ordem sempre foi a democratização, na perspectiva de garantir o desenvolvimento do Maranhão. Os técnicos e membros do governo se debruçaram intensa e detidamente sobre a realidade estadual no que tange às dimensões estatal, econômica e socioambiental. Esse esforço concentrado resultou na produção dos estudos técnicos da regionalização para o desenvolvimento, cujas idéias e concretude fluíram no Plano Plurianual-PPA 2008-2011, isto é, tudo o que seria feito em quatro anos de governo com os recursos públicos [abreviados para dois por força do golpe].

É dever intelectual esclarecer à sociedade os obstáculos a serem ultrapassados e as estratégias de superação, respectivamente identificados e adotadas pelo Governo Jackson Lago, cuja divulgação e conhecimento à época foram prejudicados pela desinteligência de mídia e domínio quase total dos jornais, TV’s e rádios pela oligarquia sobreviva. Considerando que atualmente dizer já é fazer, demonstrar já é realizar, o ataque silencioso sofrido durante o governo não foi mera coincidência. Tudo o que se fazia, era omitido, desvirtuado, negado ou desconstruído na mídia dominada, para logo depois do golpe ser assumido de forma mutilada pelo governo ilegítimo.

Estes estudos foram publicados e disponibilizados nos sites da Secretaria do Planejamento e do Imesc, sua construção foi obra das mãos das lideranças comunitárias, políticas e sociais; dos técnicos do governo; do Banco do Brasil e do Sebrae. Tais estudos realizados evidenciaram como principais obstáculos a serem superados:

1 Destruição da máquina administrativa: fruto da Reforma administrativa do Governo Roseana Sarney (1995-2001) que privatizou empresas públicas, extinguiu órgãos fundamentais, demitiu mais de 9 mil servidores, colocou 1,5 mil em disponibilidade, legando como herança um Estado sem capacidade de planejar, sem assistência técnica para a agropecuária e outros setores produtivos, uma administração pública arcaica e atrasada com altíssimo endividamento.

2 Centralização do Estado: 50% dos recursos públicos na capital para atender as estruturas de saúde, educação superior e segurança nela concentrados, somados aos 66% dos servidores públicos e 32% da infra-estrutura (prédios de órgãos públicos, escolas, hospitais, etc). Os municípios estavam sem a presença, os recursos, os serviços e o apoio técnico do governo estadual.

3 Concentração econômica: decisão da oligarquia dominante tomada no Governo José Sarney cujo resultado no longo prazo se caracteriza pela concentração de 1/4 da economia do estado na capital ou 50% nos municípios de São Luís, Açailândia, Imperatriz, Balsas e Caxias; dependência do setor de produção de alumínio e da soja, sabidamente deixam pouco ou quase nada em termos de impostos e desenvolvimento; por fim, 70% do ICMS arrecadado em São Luís. A economia estava de costas para o interior, os municípios deprimidos e sem lugar em face dos grandes projetos.

4 Forte desigualdade de renda e de acesso aos serviços públicos: um Estado com o maior número de famílias cadastradas no Bolsa Família; 34,07% da população privada de abastecimento de água, saneamento básico e coleta de lixo; mais de 20% de analfabetos com 15 anos ou mais; 19% de mortalidade infantil e 37% de mortalidade na infância; fluxo populacional do continente (interior) para a capital em busca de hospitais, remédios, universidades, empregos e oportunidades.

As estratégias de superação adotadas, mas interrompidas com o golpe foram:

1 Recuperar a máquina administrativa: garantindo estrutura, recursos e pessoal; criação de órgãos inovadores como a Secretaria da Igualdade Racial, Secretaria da Mulher e Secretaria da Economia Solidária; ampla reestruturação das carreiras funcionais foi planejada, com inspiração no modelo exitoso do Governo de Minas Gerais; recriação de órgãos estratégicos como a Agerp (assistência técnica rural) e o IMESC (pesquisa aplicada).

2 Desconcentrar o desenvolvimento: por intermédio dos Arranjos Produtivos Locais (APL’s) com apoio do Banco do Brasil e do Sebrae; cobrar a obrigação contratual de 1% sobre o lucro da Cemar, estipulada na passagem do seu controle social do âmbito público para o privado; a Política Estadual de Desenvolvimento Regional concretizada por intermédio do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza-FUMACOP e da coordenação dos investimentos privados no Estado, orientando sua distribuição por todo o território maranhense; Programa de Revitalização do rio Itapecuru-PROITA; articulação de projetos de financiamento com o Banco Mundial, a Corporação Andina de Fomento, a JICA e o IICA (todos abandonados pelo atual desgoverno).

3 Descentralizar a gestão pública: fortalecimento dos Conselhos Estaduais de Políticas Públicas; liberação do acesso aos sistemas financeiro e orçamentário do Estado para os Conselhos; criação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento; Fórum Participativo da Sociedade Civil com o Governo; Comitês e Comissões com participação equitativa Governo e Sociedade para tomada de decisões; Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, com maioria absoluta de membros da sociedade civil; desconcentração dos órgãos públicos para as 32 regiões (AGED, AGERP, CREAS, FAPEMA, UNIVIMA, UEMA, etc.).

4 Fortalecer as políticas sociais: apoio técnico e financeiro para a estruturação dos Sistemas de Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional; Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial, Esportes e Juventude; Hospitais Regionais (inaugurado o de Presidente Dutra); Programa Mutirão da Cidadania (atendimento médico, social, educacional, cultural, etc.) com mais de 400 mil atendidos em 2 anos; 163 escolas construídas.

É importante destacar que não pretendemos esgotar tudo o que foi feito em um artigo, ele se pretendeu prefaciador das linhas gerais que pautaram as muitas realizações do Governo Jackson Lago. Nosso objetivo foi sintetizar as estratégicas de atuação e exemplificá-las, demonstrando claramente que não se governa com amadorismos e peças de propaganda, mas com participação democrática e embasamento técnico.
Com espírito de inteireza zarpamos no enfrentamento dos desafios ao desenvolvimento do Maranhão e fomos ousados ao “mover no firmamento as nebulosas”, como dizia o poeta Teófilo Dias (1854-1889). Assim, ao ameaçar as bases de sustentação do antigo regime e ao anunciar o “cântico dos livres”, atordoando os velhos donos do poder, a reação não poderia ser outra que não o golpe de abril de 2009.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

GOVERNO JACKSON GARANTE TRATAMENTO DE DOENÇAS GRAVES COM AQUISIÇÃO DE APARELHOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO



O Governo Jackson Lago em pouco mais de dois anos se dedicou realmente em melhorar a vida das pessoas, de garantir dignidade e acesso a saúde, para isso planejou um audacioso plano de reformas, construção e ampliação de hospitais.

Mas também o governo Jackson investiu em tecnologia avançada de tratamento de doenças graves, algo que o Maranhão se ressentia muito e ocasionava o êxodo de pacientes para outros estados, já que aqui não havia as condições necessárias, por exemplo, para um tratamento de Câncer.

Como fruto desse projeto e baseado nas necessidades de demandas que a saúde local exigia, no dia 31 de maio, de 2008, o Governo do Maranhão assinou protocolo de mútua cooperação com o instituto Nacional do Câncer (INCA) para entrega de um equipamento de braquiterapia, que foi posteriormente instalado no Hospital Aldenora Belo (HAB). A vinda desse equipamento diminui o êxodo de pacientes e melhorou o atendimento aos pacientes de câncer. Com a Braquiterapia, o Hospital Aldenora Belo passou a atender a uma média de 50 pessoas por mês, sendo metade do interior, com prevalência de mulheres com câncer de colo do útero, umas das especificidades de tratamento disponibilizadas do SUS.

O presidente da Fundação Antônio Jorge Dino, entidade que administra o Hospital Aldenora Belo, Eneide Jorge Dino, disse na época que a assinatura do protocolo e a garantia da braquiterapia no estado são passos muito importantes na medida em que a maioria dos pacientes é carente.

“Agora essas pessoas têm muito mais possibilidades de cura. E se não ficarem curadas, o tratamento prolonga a vida dos pacientes. É uma etapa vencida. O que nós buscamos é a melhoria da qualidade de vida”. disse Eneide.

BRAQUITERAPIA

A braquiterapia é um tipo de tratamento utilizado em radioterapia na qual a fonte de irradiação é colocada próxima à superfície corporal ou dentro de uma cavidade do corpo. Inicialmente.



terça-feira, 22 de junho de 2010

MAIS 3 DAS 173 ESCOLAS CONSTRUIDAS

Na postagem anterior sobre a construção e reforma das Escolas da rede Estadual de ensino mostramos as fotos das escolas construidas nos municípios de Governador Nunes Freire, C.E. Hamiltom Werneck e Tumtum, C.E. Astolfo Seabra de Carvalho.
Agora postamos as fotos das Escolas de Bacurituba, Barra do Corda e Bom Lugar.


BOM LUGAR
C.E.Tereza Leite Miranda







BARRA DO CORDA
C.E. Prof° João Pedro Freitas da Silva




BACURITUBA
E.M. Camélias Farias Dias

segunda-feira, 21 de junho de 2010

EDUCAÇÃO: MERENDA DE QUALIDADE

Educação de qualidade também se faz com uma merenda de qualidade, compreendendo isto é que o Governo Interrompido provia merenda de qualidade para os nossos alunos, com cardápio variado e ingredientes de alta qualidade, apenas em 2008 apenas em 2008 foram investidos R$ 20.919.132,00 para as merendas do Ensino Fundamental, EJA e Especial Fundamental.


Foto meramente ilustrativa





sábado, 19 de junho de 2010

FAMÍLIAS COM JOVENS USUÁRIOS DE DROGAS RECEBERAM ASSISTÊNCIA NO GOVERNO JACKSON LAGO


Atendendo as demandas essências da sociedade, consciente dos projetos de sucessos no interior do Maranhão e disposto no sentido de ampliar para o crescimento destes, o governo Jackson Lago no inicio de 2007, tomou a iniciativa de firmar parceria com a Fazenda da Esperança Santo Agostinho, instalada em Coroatá. Que atende crianças, adolescentes e adultos dependentes de substâncias psicoativas, por meio de terapias, fundamentadas no trabalho, na convivência e na espiritualidade.

A parceria surgiu através de uma visita técnica ao local, a onde a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio de conversas com os funcionários, relatos dos internos e observação dos profissionais da SEDES reconheceu a eficiência da metodologia aplicada durante a permanência das pessoas na instituição e no trabalho oferecido aos egressos.

Com base nesse detalhamento técnico, foi fechado um convênio para o atendimento de dependentes químicos, oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social de todas as regiões do Estado. Com recursos definidos na ordem de R$ 136.800,00, cujos repasses foram efetuados mensalmente para o custeamento das necessidades básicas do projeto, mantendo assim esses jovens até a sua recuperação.

Conforme relatório dos técnicos da SEDES, “a Fazenda da Esperança foi à segunda instituição dessa natureza no país, cujo sucesso do trabalho na recuperação da dependência de drogas e álcool tornou-se vastamente conhecida”. Agora ainda mais qualificada e com atendimento maior, graças à parceria firmada no governo Jackson Lago, que sempre apostou nos projetos dos maranhenses.



Foto do site: Louvor e glória 

quarta-feira, 16 de junho de 2010

CENTROS DE INCLUSÃO DIGITAL CAPACITAM MARANHENSES NO INTERIOR


Os Centros de Inclusão Digital no Governo Jackson Lago contou com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, a meta foi de implantar 25 centros no Estado, sua instalação teve como critério o atendimento aos municípios mais populosos e de menor índice de Desenvolvimento Humano (DH), além de comunidades remanescentes de quilombos e comunidades indígenas no Maranhão. O projeto têm como objetivo retirar os maranhenses da exclusão digital, proporcionar a capacitação da população e assim tornar as tecnologias da informação acessíveis a todos os segmentos da sociedade, fomentando o exercício da cidadania, a onde o acesso aos meios se encontra na manipulação da informação.  Em 2008, 14 CID’s foram implantados, dos 25 previstos.

Água Doce do Maranhão (APAE),
Araioses (APAE),
Arame (Prefeitura Municipal),
Barra do Corda (APAE e Instituto Pestalozzi),
Brejo (APAE),
 Conceição do Lago Sul (Prefeitura Municipal),
 Gonçalves Dias (Escola Municipal),
 Igarapé Grande (Sindicato dos Trabalhadores Rurais),
Magalhães de Almeida (APAE),
Monção (APAE), Pedreiras (Instituto Pestalozzi),
Pedreiras (Instituto Pestalozzi)
Pio XII (Sindicato dos Trabalhadores Rurais),
Riachão (Associação dos Educadores do Alto Rócio do Riachão)
Santa Luzia do Tide ( Escola Municipal).

As demais entidades selecionadas receberam seus Kit’s, restando apenas à instalação e implantação dos mesmos, para o funcionamento dos CID’s.

terça-feira, 15 de junho de 2010

FARMÁCIA BASÍCA TRATADA DE FORMA DESCENTRALIZADA E PLANEJADA PARA GARANTIR A MELHOR ASSISTÊNCIA À POPULAÇÃO

O Governo Jackson Lago adotou em sua gestão a linha de descentralização, que permitia as prefeituras administrar os recursos destinados ao seu município. A medida, também incentivada pelo Ministério da Saúde, proporcionou uma melhora no planejamento das ações de assistência Farmacêutica por parte dos municípios.

Desde 2007, o Governo Jackson Lago adotou a estratégia de celebrar convênios para atender as reais necessidades dos municípios maranhenses, que garantia o repasse de R$ 5.526.588,86, referente à contrapartida estadual do Programa de Farmácia Básica. O deposito era feito fundo a fundo pela Secretaria Estadual de Saúde para a aquisição dos medicamentos que compõem a Farmácia Básica.

Os critérios básicos para que os municípios recebessem o repasse fundo a fundo era de que a população fosse superior a 30 mil habitantes e habilitados em Gestão Plena da Saúde. Foram contemplados 59 municípios, entre eles estão: São Luís, Imperatriz, Caxias, São José de Ribamar, Timon, Bacabal, Açailândia, Barra do Corda, Coroatá, Colinas, Chapadinha, Arari e outros. Os municípios que não atendiam aos critérios acima, continuavam a receber os medicamentos destinados aos tratamentos de hipertensão, diabetes, saúde mental, asma e rinite.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PROGRAMA DE PERENIZAÇÃO DAS ÁGUAS DOCES: PROSPERIDADE PARA 21 MUNICIPIOS DA BAIXADA MARANHENSE


O Projeto do Governo Jackson Lago tinha como objetivo mudar a realidade de mais 600 mil pessoas que vivem na região da baixada. Seriam beneficiadas diretamente 21 municípios e 25 mil famílias. O Governo interrompido depositou 46,7 milhões na conta do Consorcio dos Municípios da Região dos Lagos – Conlagos, mas a previsão de investimento era de 132 milhões de reais. Sendo a maior soma de recursos destinados à baixada maranhense na história do Maranhão.

Conheça abaixo as principais ações e benefícios previstos no Programa de Perenização das Águas Doces da Baixada Maranhense:

• CONSTRUÇÃO DE UMA BARRAGEM NO RIO CAJARI CONTRA FUGA DE ÁGUAS DOCES (MUNICÍPIO DE VIANA)
OBJETIVO: Evitar que os 7 lagos localizados na regiam sequem, o que aumentaria a produção de pescado e garantiria o abastecimento de água para os municípios de Cajari, Viana e Penalva.

• CONSTRUÇÃO DE UM DIQUE PARA MARGEAR O RIO MEARIM DESDE A MA- 014 EM VIANA ATÉ BACURITUBA
OBJETIVO: Proteger o solo da baixada da salinização decorrente da penetração das grandes mares durante o verão que inviabiliza o uso para a prática agrícola.
A ação beneficia os municípios de Viana, Matinha, Olinda Nova, São João Batista, São Vicente Férrer e Bacurituba.

• CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE PEQUENAS BARRAGENS E CONCLUSÃO DA BARRAGEM DE SÃO VICENTE FÉRRER QUE GANHARIA UM VERTEDOURO
OBJETIVO: Garantir a subsistência de milhares de famílias e o crescimento auto-sustentável dos municípios.

• IMPLANTAÇÃO DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS VOLTADOS PARA A PESCA, FRUTICULTURA E TURISMO ECOLÓGICO
OBJETIVO: Incentivar a produção dos peixes característicos da região, a prática do eco-turismo como mais uma alternativa de geração de emprego e renda e pequenas irrigações para agricultura familiar com foco no cultivo de frutas regionais.
Além de valoriza as características da região, o programa visava também elaborar políticas para evitar o êxodo rural, construindo meios de fixar as famílias no campo, indiretamente beneficiando o município de São Luís, que sofre com o inchaço urbano.


Foto 1: Pescadores da comunidade de João Luis navegando pelos lagos da Baixada
Foto 2: Processo de produção da farinha na comunidade de Lago do Coqueiro (Olinda do Maranhão)
Foto 3: Produção orgânica da comunidade de Contenda (Matinha/MA)


OBS: As fotos publicadas nessa matéria foram encontradas no endereço: http://turismocomunitario.wordpress.com/2008/11/27/turismo-comunitario-na-baixada-maranhense/

terça-feira, 8 de junho de 2010

MA-209 TIRA TURIAÇU DO ISOLAMENTO





Obra que era reivindicada há anos é realizada em menos de dois do governo Jackson Lago

O município de Turiaçu fica no oeste maranhense, foi fundado em 1870, com uma população de 33.649 segundo dados do IBGE, fica a cerca de 300 km de São Luís. Lá vivem diversos maranhenses assim como os que moram em São Luís, ou Imperatriz, ou em Caxias enfim como em qualquer outro município. La existe homens e mulheres trabalhadoras, que acordam cedo todos os dias e trabalham para alimentarem suas famílias e prosperar na vida.

Turiaçu tem um grande potencial agrícola, com destaque para a produção do Abacaxi e da pesca outra atividade bastante explorada. Porém esses maranhenses, produtores e comerciantes, sempre foram discriminados, nunca tiveram a oportunidade de ver seus negócios crescerem se expandirem economicamente, por que há 139 anos Turiaçu vivia no isolamento, sem uma estrada que ligasse o município a outro, não havia como chegar e sair caminhões do local, maquinas não passavam nem por perto, não há ferrovia, não há litoral, inviabilizando o crescimento e a expansão econômica.

Realidade essa que permaneceria, até que em 2006 o povo escolheu Jackson Lago governador e este com uma administração de descentralização do poder no dia 21/11/08 inaugurou a MA-209 que liga Turiaçu ao povoado de Bacabeira, em Turilândia. Hoje os 65,3 Km de estrada facilitam o escoamento da produção, estimulando o desenvolvimento econômico da região, permitindo ainda o acesso a BR-316 e a cidades como Belém no Pará e São Luís. Além disso, Jackson Lago quando governador entregou 05 km de pavimentação urbana na sede de Turiaçu.

“Durante mais de um século, Turiaçu permaneceu abandonada mesmo com esse forte potencial agrícola e pesqueiro e outras qualidades, que o tornaram conhecido como a pérola do Litoral Maranhense. Hoje, a esperança renasce com esta estrada, que permitirá o escoamento da produção e trará, sem dúvidas, mais renda e desenvolvimento a este município”, afirmou Jackson Lago na época.

Uma obra histórica que hoje é saudade por esses maranhenses que inclusive levou o ex-governador Jackson Lago a receber no dia 4 de junho, deste ano, da Câmara de Vereadores, o titulo de Cidadão Turiaense, um reconhecimento por ter dado a oportunidade do município de prosperar, após quase dois séculos de fundação. 

domingo, 6 de junho de 2010

MONITORAMENTO E ASSISTENCIA REDUZIRAM EM MAIS DE 50% OS CASOS DE BERIBÉRI

O Governo Jackson Lago desenvolveu ações de prevenção para diminuir o número de casos de Beribéri, que é causada pela deficiência da vitamina B1, também conhecida como tiamina. A ausência deste micronutriente, importante para o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração, proporciona o aparecimento de sintomas como a insônia, o cansaço, a irritação, a perda ou a diminuição do apetite, dores no peito e abdômen, alem da perda da memória e problemas de concentração. Nos anos de 2006 e 2007 foram registrados 486 e 543 casos da doença no Estado, respectivamente.

Como resultado das ações desenvolvidas nos 217 municípios, em 2008, de janeiro a dezembro, foi registrada uma considerável redução, 196 casos, com a diminuição de 50% de morbidade e 100% de mortalidade.

Mesmo com este resultado satisfatório, o Governo Jackson Lago por meio da Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária continuaram em alerta, com fiscalização permanente das usinas de arroz, complementada com a difusão de boas práticas de manipulação dos alimentos e higiene. Foram desenvolvidas pesquisas em todas as unidades regionais do Estado que tiveram notificações de Beribéri, para identificar as possíveis causas da doença.

A pesquisa teve a parceria da Vigilância Sanitária, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foram coletadas 303 amostras de arroz e enviadas para UFRRJ, que ficou responsável pela analise laboratorial das amostras. Em 2009, o objetivo era continuar com as pesquisas com outros alimentos comumente consumidos pela população maranhense, como a farinha de mandioca.


Toneladas de arroz incineradas por causa do fungo do Beribéri em São Luís



sábado, 5 de junho de 2010

PROJETO PAZ JUVENIL REDUZ EM 97% O NÚMERO DE CONFLITOS ENTRE JOVENS NO COROADINHO E LIBERDADE



O Projeto Paz Juvenil, realizado em parceria com o UNICEF, ALCOA e SEDES (2005-2008), buscou desenvolver junto aos jovens novas oportunidades de vida e escolhas  alinhado as diretrizes da Segurança Cidadã.

Com o intuito de reduzir a violência entre os jovens na comunidade, consolidar uma metodologia de organização e participação juvenil para mediação de conflitos na comunidade, o governo Jackson Lago, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimentos Social (SEDES), assinou um convênio logo no primeiro ano de governo com o Instituto da Infância (IFAN), no valor de R$ 180.715,00, para a implantação do Projeto Paz Juvenil, para atuar nos bairros do Coroadinho e Liberdade. A idéia do projeto era de conscientizar os jovens que estão a perigo da violência urbana de que eles possuem direitos e deveres, através de exercícios constantes de assimilação, para que esse processo seja levado adiante entre os amigos, familiares e vizinhos, como estratégia de diminuição da violência servindo assim como agentes da paz.

Em 2004 o IFAN juntamente com a organização Latin América realizaram um estudo em São Luis para diagnosticar as razões das brigas de gangues, e determinaram aqueles bairros a onde os índices de violência juvenil eram alarmantes. Baseado nos resultados, foi determinado que devesse haver uma intervenção social no Coroadinho e que expandiu a Liberdade. O Projeto Paz Juvenil, realizado em parceria com o UNICEF, ALCOA e SEDES (2005-2008), buscou desenvolver junto aos jovens novas oportunidades de vida e escolhas seguindo as diretrizes da Infância e Adolescência, Cultura de Paz e Segurança Cidadã conforme explica o IFAN.

O projeto tinha como objetivo diminuir em 80% a violência no local, para isso as ações do projeto e as estratégias foram inclusas com oficinas de: Ateliê da Escrita; Fomento à implementação dos grupos Voluntários da Paz; Criação de rede de apoio social.

Juntamente com as ações da Secretaria de Segurança Cidadã, o pólo do bairro Coroadinho em 2008 ficou mais de 100 dias sem a ocorrência de um homicídio, outro dado que chama a atenção é que em 2004 ocorreram 376 casos de brigas de gangues. Em 2007, após a assinatura do convênio do Governo Jackson Lago e o trabalho desenvolvido pela SEDES junto com a Segurança Cidadã , esse número caiu para 27 e em 2008 somente houveram 13 ocorrências de brigas, um total de  97% na diminuição de casos de brigas entre gangues, revela o CIOPS.

 Outro ponto foi o fortalecimento das relações interpessoais dos jovens através de atividades que disseminam a cultura da paz, com ações articuladas às demais políticas publicas em nível local. No sentido possibilitar a esses jovens a oportunidade de escolher os rumos da sua vida, de valorizar a si mesmo com ser humano e assim reconhecer seus direitos.  O que levou a mais de 600 jovens a se capacitarem para disseminarem a cultura da não-violência e a valorização da família. 
  
 A inclusão desses jovens nas políticas sociais foi mais uma vitória do governo Jackson, segundo o IFAN “em 2005, 37,78% dos jovens entrevistados trabalhavam nas ocupações: cozinheiro, vendedor, catador, feirante. Predominava o trabalho informal. Em nova pesquisa realizada em 2009, após o projeto Paz Juvenil, 42% dos jovens entrevistados trabalhavam no mercado infantil e formal, nas seguintes ocupações: oficina mecânica; Loja; Fábrica de Solda; Sapataria; Autônomo; Estagiária; Serviços Gerais; Servente; Taxista; Ajudante; Auxiliar de corte; Escola; Malharia; FUNAC; Lava à jato; Loja de Material de Construção. Em 2005, 20% dos jovens entrevistados concluíram o ensino médio. Em 2009, houve um aumento significante desse número e o percentual subiu para 56%”.

Ainda a inclusão desses jovens nas oficinas de escrita proporcionou a criação da Revista “Literária Portal do Coroadinho” com fotos, textos, poemas e matérias que relatam o pensamento dos adolescentes, outro benefício gerado foi à criação da Associação de Jovens Voluntários da Paz que matem ações voltadas para a diminuição da violência. Estratégias e ações que mostram um governo reconhecido por grandes instituições, pela vontade de ajudar o povo, de trazer uma melhor qualidade de vida aos maranhenses e que apesar de interrompido ainda rende muitos frutos em apenas dois anos.




sexta-feira, 4 de junho de 2010

EDUCAÇÃO: Construção, reforma e ampliação de escolas

Clique no mapa para ampliá-lo

O Governo Interrompido foi responsável por uma verdadeira revolução na Educação do Maranhão, apenas em infra-estrutura, com 2 anos e 3 meses ele foi responsável pela construção de 173 e a reforma de 310 escolas, foram implantadas 355 bibliotecas escolares em 19 Unidades regionais de Educação e 105 municípios, atendendo também comunidades indígenas e quilombolas, com a construção destas escolas o Maranhão ganhou mais 594 novas salas de aula.

O planejamento para 2009 previa a construção de mais 125 novas escolas, reforma e ampliação de 340 escolas, implantação de mais 40 bibliotecas e 19 centros de formação, totalizando R$ 249.350.000,00 ou seja, compromisso com a educação.


Governador Nunes Freire - C.E. Hamiltom Werneck


Tutum-C.E.Astolfo Seabra de Carvalho


Tutum-C.E.Astolfo Seabra de Carvalho (vista aérea)





OBS.: Como temos muitas fotos de escolas em nosso banco de dados irems postá-las gradualmente, caso haja interesse em ver as magens de uma das escolas que constam no mapa solicitem por comentários ou e-mail que nós responderemos.












terça-feira, 1 de junho de 2010

PROJETO RESIDENCIAL ESTRELA D’ALVA

Investimento em moradia garantiu qualidade de vida aos maranhenses



Elaborado pelo Governo Jackson Lago para assistir os moradores de invasões na Cidade Olímpica, bairro populoso e periférico de São Luís, o Projeto Estrela D’Alva, consistia na construção de 460 unidades habitacionais e na oferta de condições de desenvolvimento sustentável às famílias residentes no local.


Foram beneficiadas 325 famílias de baixa renda, em sua maioria desempregados ou vivendo do mercado informal por falta de qualificação. Diante desse cenário, foi executado um projeto de Desenvolvimento Sustentável e Mobilização Social, que visava a melhoria da qualidade de vida e o resgate da cidadania dessas pessoas.


O governo Jackson, por meio da Secretaria de Cidades, firmou parceria com SENAI, SENAC e SENAR para capacitação de 300 pessoas. Ainda em 2007, foram qualificados através de cursos nas modalidades de apicultura e psicultura 30 jovens da comunidade, dentre eles, Victor da Silva, que concluiu o curso de apicultura e conta que o aprendizado foi muito importante para que ele firmasse seu interesse no ramo.