domingo, 6 de junho de 2010

MONITORAMENTO E ASSISTENCIA REDUZIRAM EM MAIS DE 50% OS CASOS DE BERIBÉRI

O Governo Jackson Lago desenvolveu ações de prevenção para diminuir o número de casos de Beribéri, que é causada pela deficiência da vitamina B1, também conhecida como tiamina. A ausência deste micronutriente, importante para o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração, proporciona o aparecimento de sintomas como a insônia, o cansaço, a irritação, a perda ou a diminuição do apetite, dores no peito e abdômen, alem da perda da memória e problemas de concentração. Nos anos de 2006 e 2007 foram registrados 486 e 543 casos da doença no Estado, respectivamente.

Como resultado das ações desenvolvidas nos 217 municípios, em 2008, de janeiro a dezembro, foi registrada uma considerável redução, 196 casos, com a diminuição de 50% de morbidade e 100% de mortalidade.

Mesmo com este resultado satisfatório, o Governo Jackson Lago por meio da Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária continuaram em alerta, com fiscalização permanente das usinas de arroz, complementada com a difusão de boas práticas de manipulação dos alimentos e higiene. Foram desenvolvidas pesquisas em todas as unidades regionais do Estado que tiveram notificações de Beribéri, para identificar as possíveis causas da doença.

A pesquisa teve a parceria da Vigilância Sanitária, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foram coletadas 303 amostras de arroz e enviadas para UFRRJ, que ficou responsável pela analise laboratorial das amostras. Em 2009, o objetivo era continuar com as pesquisas com outros alimentos comumente consumidos pela população maranhense, como a farinha de mandioca.


Toneladas de arroz incineradas por causa do fungo do Beribéri em São Luís



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nao são admitidos comentários ofensivos à honra, à imagem, à personalidade, à privacidade das pessoas. Eventuais denuncias tem que conter indicios suficientes de materialidade e autoria. Não são admitidos comentários que configurem apologia de crime ou qualquer outro ilícito.