JACKSON LAGO


Jackson Kléper Lago nasceu no municipio maranhense de Pedreiras em 1 de Novembro de 1934, é médico e politco. Foi governador do estado do Maranhão de 2007 a 2009, quando teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Antes disso, havia sido prefeito de São Luis por três ocasiões.


Carreira Politica

Jackson Lago começou sua trajetória política na década de 1960, participando de eventos contra a ditadura militar Ligado ao sindicato dos médicos, foi pioneiro na realização de cirurgia torácica no sistema de saúde pública do Maranhão e lecionou na Faculdade de Medicina do Estado. Em 1979, ajudou a fundar o diretório do Partido Democrático Trabalhista, do qual sempre foi membro, no Maranhão.

Prefeito de São Luis por três ocasiões (1989-1992, 1997-2000 e 2001-2002, quando foi reeleito), Lago, que conquistou o título de melhor prefeito do Brasil, indicado por pesquisas do jornal Folha de São Paulo, considera a ampliação do número de alunos das escolas públicas e a melhoria da capacitação dos professores suas principais realizações à frente do governo da capital maranhense. A gestão Lago em São Luís também foi reconhecida por avanços nas áreas de saúde, geração de emprego e renda, segurança pública, participação popular, infra-estrutura, meio-ambiente e cultura.

Lago renunciou ao último mandato de prefeito de São Luís para concorrer ao governo do estado. Contando inicialmente com a preferência de apenas cerca de 20% do eleitorado, Lago surpreendeu todas as pesquisas de opinião e foi eleito no segundo turno com 51,82% dos votos válidos contra 48,18% de Roseana Sarney.

Uma pesquisa do IBOPE contratada pela TV Mirante, indicava que Roseana ganharia o pleito ainda no primeiro turno. Apenas o Instituto Toledo & Associados, contratado pelo jornal O Imparcial, previu a possibilidade de haver segundo turno no estado. Durante a campanha, Lago apostou no desgaste político da família Sarney, denunciando fortemente casos de corrupções envolvendo o grupo ligado a esta. Lago fez seu material de campanha com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar deste ter declarado apoio público à rival Roseana.

Cassação

Depois disso, Lago foi acusado no final de 2007 por membros da familia Sarney de cometer irregularidades como abuso de poder e compra de votos durante as eleições de 2006, Em 2 de março de 2009, o TSE julgou ação movida pela coligação da candidata derrotada Roseana Sarney e decidiu, por quatro votos a três (a imprensa divulgou irresponsavelmente 5 a 3), anular os votos de Lago e de seu vice, Luiz Carlos Porto, mais conhecido como "Pastor Porto" (PSDB). Em razão disso, a candidata derrotada Roseana Sarney passou a ter mais da metade dos votos válidos da eleição de 2006, fazendo com que o TSE então determinasse que a mesma tomasse posse, Jackson e Porto continuaram em seus cargos até o fim do julgamento de recursos.

Em 16 de abril de 2009, o TSE confirmou a cassação do mandato de Lago e Porto e ordenou a diplomação inconstitucional da segunda colocada no pleito, a então senadora Roseana Sarney. Entretanto, Lago se recusou a abandonar o Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão. O movimento de resistência ao novo governo recebeu o nome de "balaiada" (em alusão à revolta que ocorreu no estado entre 1838 e 1841) e recebeu apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, da Via Campesina, do deputado federal Domingos Dutra (PT) e do deputado estadual Valdinar Barros.

Após a saída do Palácio dos Leões, Jackson prometeu continuar sua vida política no diretório estadual do PDT.

Familia

Lago é casado com a também médica Maria Clay Moreira Lago, e é pai de três filhos. Clay Lago foi secretária de Solidariedade Humana durante o governo de José Reinaldo Taveres, quando do rompimento deste com a família Sarney.