terça-feira, 8 de junho de 2010

MA-209 TIRA TURIAÇU DO ISOLAMENTO





Obra que era reivindicada há anos é realizada em menos de dois do governo Jackson Lago

O município de Turiaçu fica no oeste maranhense, foi fundado em 1870, com uma população de 33.649 segundo dados do IBGE, fica a cerca de 300 km de São Luís. Lá vivem diversos maranhenses assim como os que moram em São Luís, ou Imperatriz, ou em Caxias enfim como em qualquer outro município. La existe homens e mulheres trabalhadoras, que acordam cedo todos os dias e trabalham para alimentarem suas famílias e prosperar na vida.

Turiaçu tem um grande potencial agrícola, com destaque para a produção do Abacaxi e da pesca outra atividade bastante explorada. Porém esses maranhenses, produtores e comerciantes, sempre foram discriminados, nunca tiveram a oportunidade de ver seus negócios crescerem se expandirem economicamente, por que há 139 anos Turiaçu vivia no isolamento, sem uma estrada que ligasse o município a outro, não havia como chegar e sair caminhões do local, maquinas não passavam nem por perto, não há ferrovia, não há litoral, inviabilizando o crescimento e a expansão econômica.

Realidade essa que permaneceria, até que em 2006 o povo escolheu Jackson Lago governador e este com uma administração de descentralização do poder no dia 21/11/08 inaugurou a MA-209 que liga Turiaçu ao povoado de Bacabeira, em Turilândia. Hoje os 65,3 Km de estrada facilitam o escoamento da produção, estimulando o desenvolvimento econômico da região, permitindo ainda o acesso a BR-316 e a cidades como Belém no Pará e São Luís. Além disso, Jackson Lago quando governador entregou 05 km de pavimentação urbana na sede de Turiaçu.

“Durante mais de um século, Turiaçu permaneceu abandonada mesmo com esse forte potencial agrícola e pesqueiro e outras qualidades, que o tornaram conhecido como a pérola do Litoral Maranhense. Hoje, a esperança renasce com esta estrada, que permitirá o escoamento da produção e trará, sem dúvidas, mais renda e desenvolvimento a este município”, afirmou Jackson Lago na época.

Uma obra histórica que hoje é saudade por esses maranhenses que inclusive levou o ex-governador Jackson Lago a receber no dia 4 de junho, deste ano, da Câmara de Vereadores, o titulo de Cidadão Turiaense, um reconhecimento por ter dado a oportunidade do município de prosperar, após quase dois séculos de fundação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nao são admitidos comentários ofensivos à honra, à imagem, à personalidade, à privacidade das pessoas. Eventuais denuncias tem que conter indicios suficientes de materialidade e autoria. Não são admitidos comentários que configurem apologia de crime ou qualquer outro ilícito.