quarta-feira, 9 de junho de 2010

PROGRAMA DE PERENIZAÇÃO DAS ÁGUAS DOCES: PROSPERIDADE PARA 21 MUNICIPIOS DA BAIXADA MARANHENSE


O Projeto do Governo Jackson Lago tinha como objetivo mudar a realidade de mais 600 mil pessoas que vivem na região da baixada. Seriam beneficiadas diretamente 21 municípios e 25 mil famílias. O Governo interrompido depositou 46,7 milhões na conta do Consorcio dos Municípios da Região dos Lagos – Conlagos, mas a previsão de investimento era de 132 milhões de reais. Sendo a maior soma de recursos destinados à baixada maranhense na história do Maranhão.

Conheça abaixo as principais ações e benefícios previstos no Programa de Perenização das Águas Doces da Baixada Maranhense:

• CONSTRUÇÃO DE UMA BARRAGEM NO RIO CAJARI CONTRA FUGA DE ÁGUAS DOCES (MUNICÍPIO DE VIANA)
OBJETIVO: Evitar que os 7 lagos localizados na regiam sequem, o que aumentaria a produção de pescado e garantiria o abastecimento de água para os municípios de Cajari, Viana e Penalva.

• CONSTRUÇÃO DE UM DIQUE PARA MARGEAR O RIO MEARIM DESDE A MA- 014 EM VIANA ATÉ BACURITUBA
OBJETIVO: Proteger o solo da baixada da salinização decorrente da penetração das grandes mares durante o verão que inviabiliza o uso para a prática agrícola.
A ação beneficia os municípios de Viana, Matinha, Olinda Nova, São João Batista, São Vicente Férrer e Bacurituba.

• CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE PEQUENAS BARRAGENS E CONCLUSÃO DA BARRAGEM DE SÃO VICENTE FÉRRER QUE GANHARIA UM VERTEDOURO
OBJETIVO: Garantir a subsistência de milhares de famílias e o crescimento auto-sustentável dos municípios.

• IMPLANTAÇÃO DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS VOLTADOS PARA A PESCA, FRUTICULTURA E TURISMO ECOLÓGICO
OBJETIVO: Incentivar a produção dos peixes característicos da região, a prática do eco-turismo como mais uma alternativa de geração de emprego e renda e pequenas irrigações para agricultura familiar com foco no cultivo de frutas regionais.
Além de valoriza as características da região, o programa visava também elaborar políticas para evitar o êxodo rural, construindo meios de fixar as famílias no campo, indiretamente beneficiando o município de São Luís, que sofre com o inchaço urbano.


Foto 1: Pescadores da comunidade de João Luis navegando pelos lagos da Baixada
Foto 2: Processo de produção da farinha na comunidade de Lago do Coqueiro (Olinda do Maranhão)
Foto 3: Produção orgânica da comunidade de Contenda (Matinha/MA)


OBS: As fotos publicadas nessa matéria foram encontradas no endereço: http://turismocomunitario.wordpress.com/2008/11/27/turismo-comunitario-na-baixada-maranhense/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nao são admitidos comentários ofensivos à honra, à imagem, à personalidade, à privacidade das pessoas. Eventuais denuncias tem que conter indicios suficientes de materialidade e autoria. Não são admitidos comentários que configurem apologia de crime ou qualquer outro ilícito.