terça-feira, 15 de junho de 2010

FARMÁCIA BASÍCA TRATADA DE FORMA DESCENTRALIZADA E PLANEJADA PARA GARANTIR A MELHOR ASSISTÊNCIA À POPULAÇÃO

O Governo Jackson Lago adotou em sua gestão a linha de descentralização, que permitia as prefeituras administrar os recursos destinados ao seu município. A medida, também incentivada pelo Ministério da Saúde, proporcionou uma melhora no planejamento das ações de assistência Farmacêutica por parte dos municípios.

Desde 2007, o Governo Jackson Lago adotou a estratégia de celebrar convênios para atender as reais necessidades dos municípios maranhenses, que garantia o repasse de R$ 5.526.588,86, referente à contrapartida estadual do Programa de Farmácia Básica. O deposito era feito fundo a fundo pela Secretaria Estadual de Saúde para a aquisição dos medicamentos que compõem a Farmácia Básica.

Os critérios básicos para que os municípios recebessem o repasse fundo a fundo era de que a população fosse superior a 30 mil habitantes e habilitados em Gestão Plena da Saúde. Foram contemplados 59 municípios, entre eles estão: São Luís, Imperatriz, Caxias, São José de Ribamar, Timon, Bacabal, Açailândia, Barra do Corda, Coroatá, Colinas, Chapadinha, Arari e outros. Os municípios que não atendiam aos critérios acima, continuavam a receber os medicamentos destinados aos tratamentos de hipertensão, diabetes, saúde mental, asma e rinite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nao são admitidos comentários ofensivos à honra, à imagem, à personalidade, à privacidade das pessoas. Eventuais denuncias tem que conter indicios suficientes de materialidade e autoria. Não são admitidos comentários que configurem apologia de crime ou qualquer outro ilícito.