sábado, 5 de junho de 2010

PROJETO PAZ JUVENIL REDUZ EM 97% O NÚMERO DE CONFLITOS ENTRE JOVENS NO COROADINHO E LIBERDADE



O Projeto Paz Juvenil, realizado em parceria com o UNICEF, ALCOA e SEDES (2005-2008), buscou desenvolver junto aos jovens novas oportunidades de vida e escolhas  alinhado as diretrizes da Segurança Cidadã.

Com o intuito de reduzir a violência entre os jovens na comunidade, consolidar uma metodologia de organização e participação juvenil para mediação de conflitos na comunidade, o governo Jackson Lago, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimentos Social (SEDES), assinou um convênio logo no primeiro ano de governo com o Instituto da Infância (IFAN), no valor de R$ 180.715,00, para a implantação do Projeto Paz Juvenil, para atuar nos bairros do Coroadinho e Liberdade. A idéia do projeto era de conscientizar os jovens que estão a perigo da violência urbana de que eles possuem direitos e deveres, através de exercícios constantes de assimilação, para que esse processo seja levado adiante entre os amigos, familiares e vizinhos, como estratégia de diminuição da violência servindo assim como agentes da paz.

Em 2004 o IFAN juntamente com a organização Latin América realizaram um estudo em São Luis para diagnosticar as razões das brigas de gangues, e determinaram aqueles bairros a onde os índices de violência juvenil eram alarmantes. Baseado nos resultados, foi determinado que devesse haver uma intervenção social no Coroadinho e que expandiu a Liberdade. O Projeto Paz Juvenil, realizado em parceria com o UNICEF, ALCOA e SEDES (2005-2008), buscou desenvolver junto aos jovens novas oportunidades de vida e escolhas seguindo as diretrizes da Infância e Adolescência, Cultura de Paz e Segurança Cidadã conforme explica o IFAN.

O projeto tinha como objetivo diminuir em 80% a violência no local, para isso as ações do projeto e as estratégias foram inclusas com oficinas de: Ateliê da Escrita; Fomento à implementação dos grupos Voluntários da Paz; Criação de rede de apoio social.

Juntamente com as ações da Secretaria de Segurança Cidadã, o pólo do bairro Coroadinho em 2008 ficou mais de 100 dias sem a ocorrência de um homicídio, outro dado que chama a atenção é que em 2004 ocorreram 376 casos de brigas de gangues. Em 2007, após a assinatura do convênio do Governo Jackson Lago e o trabalho desenvolvido pela SEDES junto com a Segurança Cidadã , esse número caiu para 27 e em 2008 somente houveram 13 ocorrências de brigas, um total de  97% na diminuição de casos de brigas entre gangues, revela o CIOPS.

 Outro ponto foi o fortalecimento das relações interpessoais dos jovens através de atividades que disseminam a cultura da paz, com ações articuladas às demais políticas publicas em nível local. No sentido possibilitar a esses jovens a oportunidade de escolher os rumos da sua vida, de valorizar a si mesmo com ser humano e assim reconhecer seus direitos.  O que levou a mais de 600 jovens a se capacitarem para disseminarem a cultura da não-violência e a valorização da família. 
  
 A inclusão desses jovens nas políticas sociais foi mais uma vitória do governo Jackson, segundo o IFAN “em 2005, 37,78% dos jovens entrevistados trabalhavam nas ocupações: cozinheiro, vendedor, catador, feirante. Predominava o trabalho informal. Em nova pesquisa realizada em 2009, após o projeto Paz Juvenil, 42% dos jovens entrevistados trabalhavam no mercado infantil e formal, nas seguintes ocupações: oficina mecânica; Loja; Fábrica de Solda; Sapataria; Autônomo; Estagiária; Serviços Gerais; Servente; Taxista; Ajudante; Auxiliar de corte; Escola; Malharia; FUNAC; Lava à jato; Loja de Material de Construção. Em 2005, 20% dos jovens entrevistados concluíram o ensino médio. Em 2009, houve um aumento significante desse número e o percentual subiu para 56%”.

Ainda a inclusão desses jovens nas oficinas de escrita proporcionou a criação da Revista “Literária Portal do Coroadinho” com fotos, textos, poemas e matérias que relatam o pensamento dos adolescentes, outro benefício gerado foi à criação da Associação de Jovens Voluntários da Paz que matem ações voltadas para a diminuição da violência. Estratégias e ações que mostram um governo reconhecido por grandes instituições, pela vontade de ajudar o povo, de trazer uma melhor qualidade de vida aos maranhenses e que apesar de interrompido ainda rende muitos frutos em apenas dois anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nao são admitidos comentários ofensivos à honra, à imagem, à personalidade, à privacidade das pessoas. Eventuais denuncias tem que conter indicios suficientes de materialidade e autoria. Não são admitidos comentários que configurem apologia de crime ou qualquer outro ilícito.