quarta-feira, 30 de junho de 2010

PROJETO RIO ANIL: MAIOR OBRA DE INCLUSÃO SOCIAL DE SÃO LUÍS



O Projeto Rio Anil é a maior obra de inclusão social realizada em São Luís, por meio da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, com investimentos de R$ 288 milhões de reais, que beneficiariam 250 mil pessoas promovendo uma verdadeira transformação social.

As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a área do saneamento e urbanização de favelas do governo Federal, visando transformar as áreas palafitadas em habitações dignas e saudáveis.

O projeto compreendia um total de 23 áreas, sendo 11 áreas habitacionais que seriam entregues até 2010 e outras 12 de equipamentos sociais que seriam concluídas até 2011. Seriam contemplados os bairros da Liberdade, Camboa, Fé em Deus, Vila Cristalina, Vila Sésamo, Apeadouro, Alemanha e Irmãos Coragem, uma extensa área sujeita à inundação periódica pelas marés, e que têm sido gradativamente ocupada pelas populações carentes, na forma de palafitas e outras submoradias.

As áreas foram divididas em lotes urbanos e estava previsto no projeto o beneficiamento com toda a infra-estrutura de serviços públicos e acesso pavimentado; áreas verdes e paisagismo; ações de recuperação ambiental e contenção da ocupação dos mangues; e áreas de lazer, tais como praças, quadras poliesportivas, postos de saúde, postos policiais, escolas, quiosques e teatro.

Na primeira etapa, o Governo Jackson Lago entregou 128 apartamentos para famílias que moravam em palafitas. Na segunda etapa estavam previstos 160 imóveis para serem entregues até o final de 2009.

No Projeto Rio Anil estava prevista:
- A construção de 25km de vias, em 13 bairros de São Luís
- Construção de 3.500 unidades habitacionais
- Reforma e melhoria de mais 10 mil habitações
- Implantação de rede elétrica e iluminação pública, água e tratamento de esgotos
- Construção de áreas de lazer



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nao são admitidos comentários ofensivos à honra, à imagem, à personalidade, à privacidade das pessoas. Eventuais denuncias tem que conter indicios suficientes de materialidade e autoria. Não são admitidos comentários que configurem apologia de crime ou qualquer outro ilícito.