sexta-feira, 30 de abril de 2010

PESQUISA: JACKSON LAGO TEM 46,89% DAS INTENÇÕES DE VOTOS DO ELEITORADO DE TIMON

Pesquisa realizada na cidade de Timon nos dias 11 e 12 do mês em curso, pelo Instituto Data Mérita e divulgada pelo site da Rádio Timon FM, aponta a intenção de voto para Governador neste momento, com Jackson Lago em primeiro lugar com 46,89%, contra 32,61% de Roseana Sarney e 4,97% Flávio Dino. Não sabe e nem opinaram 8,39% e brancos e nulos somam 7,14%. Ainda segundo o site, a pesquisa está registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob n° 13132/2010.

Confira abaixo os números da pesquisa.



quinta-feira, 29 de abril de 2010

BLOG: POPULAÇÃO LOTA O LANÇAMENTO DO BLOG "GOVERNO INTERROMPIDO"


O salão da Icaros Recepções nas imediações da região da Alemanha é utilizado geralmente para grandes festas como formaturas de colégios e faculdades, para comemorações de aniversários de 15 anos, de casamentos e bodas de casais. Mas ontem o espaço pareceu pequeno, devido ao grande número de pessoas que se aglomerou sobre as cadeiras, muitos em pé e outros se escorando pelas muretas que cercam o salão, para ver o lançamento do blog "Governo Interrompido" O ex-governador Jackson Lago ao chegar ao evento imaginou algo tranqüilo, mas foi preciso ajuda para poder chegar até a mesa de autoridades tamanho foi o alvoroço ao ser avistado pelo publico presente.

O A idéia do blog surgiu através das reuniões formadas por um grupo amigos denominado Plantando Cidadania, que discutem o cenário político maranhense,assim identificaram a necessidade de reconhecer e veicular ao público todo o trabalho desenvolvido pelo governo que foi eleito pelo povo, a partir do levantamento de suas realizações. A ferramenta foi escolhida devido a sua agilidade, a fácil utilização e a popularização na mídia. O blog é totalmente independente, apenas com o compromisso da verdade.


Estiveram presentes diversos militantes de vários partidos, como PSDB, PDT, PCdoB e PSB, alguns ex-secretários do Governo Jackson Lago, além dos deputados Edivaldo Holanda, Pavão Filho, Chico Leitoa, Graça Paz, do vereador Ivaldo Rodrigues, de Luis Pedro, Clodomir Paz, do Padre Victor Asselim, do vice-prefeito de Imperatriz Jean Carlo Pereira, além da ex-primeira dama Clay Lago. O deputado estadual Edivaldo Holanda, lembrou do golpe que foi a cassação do ex-governador, justificou sua ausência no ato que marcou o dia do golpe, falou da batalha que tem praticado como líder da oposição na Assembléia Legislativa, parabenizou a iniciativa da criação do blog e afirmou, “Eles interromperam uma esperança, mas não para sempre, porque nos daremos à resposta”.

Em seguida foi à vez do de Jackson Lago se pronunciar sobre um estridente grito de JACKSON! JACKSON! Que se propagou além das janelas da Icaros recepções, o ex-governador agradeceu a iniciativa do Grupo Plantando Cidadania, “sou grato pela iniciativa gratuita e solidaria que alguns companheiros desenvolvem para tornar possível esse instante”, falou também da importância do blog no Estado que é tão carente de veículos de comunicação, que isso representa, “um sinal e um convite para um grande movimento no Estado na luta pelo respeito ao seu voto, na participação popular e na busca de um governo transparente e participativo”, comentou que o blog terá papel marcante na luta popular que irá se desenvolver no Estado e concluiu,” Novamente quero lembrar essa ação formada por pessoas de diversos partidos e outros sem partidos, mas que sem dúvida haverão de mostrar um grande serviço ao Estado do Maranhão”.

Ao final houve uma postagem simbólica e o ex-governador se retirou dando encerramento ao evento.

A equipe do "Governo Interrompido" agradece a todos que prestigiaram o lançamento do Blog, lideranças e militantes políticos, militantes sociais, lideranças comunitarias, etc. fazendo deste mais uma grande vitória da população maranhense, contamos com todos vocês para que unidos possamos recolocar o Maranhão nos trilhos do desenvolvimento sustentável com oportunidades para todos os maranhenses.

Equipe do Blog "Governo Interrompido"

Fotos: A primeira por Felipe Klant, restantes pela nossa equipe

A ESPERANÇA RESISTE


Numa só rasteira, o inimigo derrubou um Governo legítimo, liderado por Jackson, ele sim, efetivamente eleito pela maioria absoluta dos eleitores do Maranhão.

O inimigo do Povo do Maranhão derrubou um Governo, interrompendo a marcha vitoriosa de uma administração que, apoiada também nos movimentos sociais, implementava com prudência e firmeza uma agenda positiva que fincasse em bases solidas a paz social e o desenvolvimento sustentável no nosso Estado.

A cassação injusta, arrogante e mesquinha, interrompeu um Governo que eguia fiel aos compromissos históricos da nossa luta contra o atraso social e a opressão política.

O inimigo do Povo não pode, no entanto, cassar as nossas esperanças. Não pode cassar a nossa fé. Não pode anular as nossas esperanças.

O Governo interrompido pela violência da cassação de Jackson há de ser resgatado em toda sua força moral e legitimidade nas urnas das próximas eleições.

Respeitado em sua liberdade de escolha, o Povo do Maranhão dirá nas urnas das próximas eleições que o opróbrio a que foi submetido, vendo a sua vontade ser revogada numa rasteira processual, não prosperará.

Não esqueçamos nunca de que amanhã será outro dia!

EDSON VIDIGAL.
Ex-Presidente do STJ

MUTIRÃO DA CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA DE LUTA POR MELHOR QUALIDADE DE VIDA


O Mutirão da Cidadania foi uma das alternativas encontradas pelo Governo Jackson Lago para reverter os indicadores de pobreza que colocavam o Maranhão como o mais miserável Estado da Federação, revelados por índices apontados por todos os institutos de pesquisa do país, com destaque para o IBGE, gerados por décadas de desumana ausência de partilha e agravados pela década perdida, período compreendido entre o ano de 1990 e 2002. Iniciado no Governo José Reinaldo foi prontamente seguido, ampliado e adaptado ao novo modelo de governar implantado em 1º de janeiro de 2008.

O processo iniciava-se pela escolha da região a ser implantado o programa, que obedecia a regra de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), no interior do Estado e em São Luís nas áreas de maior carência. Através de reuniões realizadas com a participação de lideranças comunitárias, organizações sociais, culturais, esportivas, religiosas e membros dos poderes instituídos existentes nos municípios, eram apontadas e eleitas as ações a serem oferecidas pelo Estado, levando em consideração as carências, necessidades e, sobretudo a vocação da região.

O Estado, com suas secretarias e demais órgãos na iam para região, ou bairros, levando os mais variados serviços, sempre respeitando e em parceria com as Prefeituras locais, com o apoio da população que participava ativa e voluntariamente nos trabalhos e na acolhida daqueles que moravam distante. Ações como: saúde (consultas, exames, fornecimento de medicamentos e óculos), educação (com atividades lúdicas voltadas principalmente para as crianças), desenvolvimento social, direitos humanos, igualdade racial, cultura, esporte, lazer, regularização civil, palestras, oficinas, cursos, fomento à geração de trabalho e renda, eram oferecidas à população de baixa renda.

Ao longo de 2 anos, foram realizadas 13 edições, somando-se um total de 451.616 atendimentos. Que desafogaram as prefeituras locais com a minimização das demandas reprimidas.

Esta ação entre outras, caracterizou o Governo Jackson Lago como uma gestão participativa e democrática.

--
Arivaldo Martins Sousa

Pedagogo, Artesão, Pós-Graduado em Reengenharia de Projetos Educacionais

quarta-feira, 28 de abril de 2010

CARTA DE IMPERATRIZ







“16 de abril de 2009: há exatamente um ano, o povo do Maranhão sofria um duro golpe. O governador Jackson Lago, eleito pela vontade livre e soberana dos maranhenses, expressa em mais de 1 milhão e 300 mil votos, foi cassado.
O ato perpetrado de maneira vil por aqueles que dominaram o Maranhão por mais de 40 anos e estavam inconformados com o ar de liberdade, democracia e desenvolvimento que dominava o estado, envergonhou o Brasil. Em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, onde um prefeito acabava de ser eleito embalado por esse clima de mudança o sentimento pelo golpe foi maior ainda.
Obras como a Ponte sobre o Rio Tocantins, Rodoviária e reforma do estádio de futebol ficaram iniciadas, além do compromisso firmado de construção de muitas outras como um Hospital de alta complexidade, Mercado do Peixe, pavimentação da Estrada do Arroz entre outras. Tudo isso numa demonstração inédita de vontade política de um governante do Maranhão para com Imperatriz, sem falar nas centenas de obras e serviços em toda região tocantina e sul do Maranhão.
Nos cofres do município, provenientes de convênios com o estado estavam depositados quase 70 milhões de reais. Ato contínuo, de uma hora para outra a cidade teve esses recursos seqüestrados pela nova ocupante do Palácio dos Leões, retardando assim o nosso sonho de melhorias na infraestrutura, Saúde e Educação. A queda de Jackson foi um grande prejuízo para o Maranhão, uma grande perda para Imperatriz.
Pensando assim o Diretório Municipal do PDT de Imperatriz não poderia, apesar de ser uma triste memória, deixar de lembrar o julgamento político oficializado pelos ministros do TSE naquela madrugada de 16 de abril, que deixou órfão o povo do Maranhão.
No entanto lembramos o triste episódio não apenas para lamentar, ou “chorar o leite derramado”, mas para renovar as esperanças e reafirmamos a nossa disposição de luta para a retomada dos destinos políticos e administrativos do Maranhão; para dizer que com certeza, assim mostram os números, Imperatriz se fará presente no campo de batalha para fazer justiça no voto, devolvendo o mandato ao Dr. Jackson Lago, o nosso benfeitor.
O PDT de Imperatriz faz parte do governo de coalizão do prefeito Sebastião Madeira. Reconhecemos nele o grande líder tocantino, inclusive o grande responsável pela concretização da aliança entre o Tucano e a Rosa, que vencerá o pleito deste ano. Sua posição firme junto ás lideranças do PSDB em Brasília foram importantes para a definição dessa aliança que novamente traz a esperança para o Maranhão.
Nesse contexto, manifestamos a nossa preferência de no plano nacional escolher para Presidente o estadista José Serra, que consideramos o melhor para o Brasil e o excepcional para Imperatriz, diante da conhecida afinidade do prefeito Madeira com o ex-governador de São Paulo.
Finalmente conclamamos as demais forças políticas e partidárias, em especial aquelas que estavam unidas na vitoriosa Frente de libertação do Maranhão, para renovarmos nossos laços e seguirmos juntos rumo à vitória que será de todo o povo do Maranhão”.



A pedidos postamos a "Carta de Imperatriz", façam como o leitor Josué Moura e participem na construção deste espaço que é de todos. 

Equipe do Blog "Governo Interrompido"

terça-feira, 27 de abril de 2010

O BLOG SERÁ LANÇADO DIA 28/04


O BLOG SERÁ LANÇADO DIA 28/04, POR ENQUANTO ESTÁ EM FASE DE EXPERIMENTAÇÃO, A PARTIR DE SEU LANÇAMENTO TERÁ ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS.

COMO NASCEU O "GOVERNO INTERROMPIDO"?

UM GRUPO DE AMIGOS PERCEBENDO A NECESSIDADE DE DIVULGAÇÃO DAS REALIZAÇÕES DO GOVERNO POPULAR E DEMOCRÁTICO DO DR. JACKSON LAGO, REUNIDOS DECIDIRAM CRIAR UM CANAL ABERTO DE COMUNICAÇÃO COM A POPULAÇÃO, O "BLOG" FOI ESCOLHIDO POR SER UMA FERRAMENTA ÁGIL E DE FÁCIL ACESSO.

QUAL É A SUA LINHA DE ATUAÇÃO

O GOVERNO INTERROMPIDO TEM POR OBJETIVO DIVULGAR AS AÇÕES DO GOVERNO JACKSON LAGO, QUE FOI INTERROMPIDO POR DECISÃO DO TSE, TAMBEM SE PROPÕE A APRESENTAR E DEBATER ARTIGOS, MATÉRIAS, ETC. SOBRE O CENÁRIO POLÍTICO MARANHENSE.

SIGAM-NOS NO TWITTER: @GovInterrompido
ACESSEM NO CANAL DO YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/governointerrompido
NOSSO E-MAIL: governointerrompidoma@gmail.com

TODOS OS VISITANTES ESTÃO CONVIDADOS PARA O LANÇAMENTO



Postado por 
Eduardo Tajra

domingo, 25 de abril de 2010

NA POLÍTICA NÃO CABE "PAZ" E "AMOR"


Por Jhonatan Almada, historiador
O que talvez os marketeiros desconheçam ou lhe faltem é uma perspectiva histórica. Em política no Maranhão, como no Brasil, sempre estivemos sobre o signo da conciliação, traço característico do comportamento político tão criticado por Raymundo Faoro, pois implica na imobilidade, no não mudar, na incapacidade de transformar.
Se a tudo conciliamos, a tudo acomodamos, nada punimos, não existe referencial, ninguém diferencia como cantou Fernando Pessoa, o bem do mal, vivemos em permanente nevoeiro, é mais do que chegada a hora para por em termos claros a situação política que tanto nos aflige e a tempos tantos.
Tivemos por obra da fortuna ou do azar, talvez de nós mesmos, um Juscelino invertido, que ao invés de não ter o sentimento do medo, se diz incapaz de ter ódio. Se o primeiro destemido fez 50 anos em 5, o segundo fez de 5 seus 50. Nos foi legado um Borges ao avesso. Se o primeiro tinha incapacidade de odiar, mas a sublimidade da arte literária. O segundo tem a perseguição pessoal e institucional como prática, somada à mediocridade intelectual.
Se a oposição não firmar seu terreno, delimitar seu campo, colocar às claras o que de fato se passou e se passa na sociabilidade política maranhense, mais uma vez a farsa redundará em repetição.
Não basta o discurso anti-Sarney, mas ele é indispensável. Mais ainda, ele deve ser nominado, por que este grupo, esta tão falada oligarquia, não é feita apenas de um senador pelo Amapá, aqui está o ponto crucial.
Explicitar quem são, o que fizeram, o que fazem, sem rodeios, sem meias palavras, sem punhos de renda, a política nesta quadra não comporta “paz e amor”, sobretudo por que estas não o são em essência, mas apenas enquanto cena. Se Bourdieu estava certo ao dizer que a sociologia é um esporte de combate, mais correto é dizer que a política é um esporte de sangue. Isto não quer dizer violência, mais intensidade de sentimento, verdade de argumento, ética nos meios e um bem coletivamente decidido ao final do percurso.
Essa plasticidade, essa maranhensidade do sentimento do medo, medo de enfrentar de peito aberto, de dizer às claras e assumir as conseqüências é o grande limite de vida e de morte da oposição. Ninguém governa sozinho, mas mesmo na solidão escolhemos quem e por quanto tempo nos acompanha.
Alguns certamente discordam. Seduzidos que estão pelo adesismo governista, pelos banquetes do poder, iludidos por um projeto de país que não inclui o Maranhão, pois se de fato incluísse iria de encontro ao maior empecilho do nosso desenvolvimento: a fragilidade ou quase ausência de alternância do poder político.
Se a oposição chegar ao poder, e o “se” é a parte de esperança que cabe a todos que mantém a crença nos homens e mulheres de boa vontade, que não se perca com a perdição dos conciliados. Não se pode crer como Tancredo que temos que apenas fitar o futuro, sem nos livrarmos em trabalho persistente, detido, consciente, incansável do passado e do legado passado que insiste em sobreviver.
É marcante que a escola inaugurada no campus da UEMA, nomeada pelo governador Jackson Lago, de CEM “29 de Outubro”, marcando a vitória histórica, teve o nome alterado para homenagear um Papa. A governadora Roseana Sarney com isso dá provas de que “paz e amor” de fato se trata. Em 2 anos e 4 meses de governo, Jackson Lago em postura digna não alterou nenhum dos nomes Sarney, nos vários logradouros e prédios públicos, que mancham nossas vistas e já viraram folclore político pela verve de Domingos Dutra.
O que parece algo banal dá mostras de que a aparente paz e amor não sobrevive ao teste da realidade.

Enviado por Mônica Araújo 
 

Gostaria de perguntar aos leitores se concordam ou não com o Historiador Jhonatam Almada em sua rica explanação, digam o que há de verdade e o que há de encenação nesta postura de "paz" e "amor" pregada pelos marqueteiros, quem são os adeptos desta técnica e se são sinceros ou não, se os que realmente adotam esta postura agem corretamente ou não, se agindo assim existe ou não uma ruptura como passado que se condenou, se o discurso anti-sarney é indispensável , também pergunto o que considero  perturbador, será que o sentimento do medo faz parte de nossa maranhensidade, o medo de enfrentar abertamente, de dizer às claras aquilo que condenamos e assumir as conseqüências. Diga o que você acha, expresse o que pensa e o que sente.

sábado, 24 de abril de 2010

ALIANÇA ENTRE PSDB, PDT e PPS


Política 24/04/2010 -10:06
Bastidores
"PSDB, PDT e PPS formatam chapa com Jackson Lago para disputar o governo"
O candidato ao Senado seria o ex-ministro do STJ, Edson Vidigal. Roberto Rocha desistiria de concorrer ao governo.

Raimundo Borges


"O ideal democrático de igualdade de todos perante a lei e de ampla participação dos cidadãos na gestão da coisa pública, desenvolvido pelos antigos gregos, permaneceu imutável em sua essência até os dias atuais"
Resgate feito na antiga Grécia pelo novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, no discurso de posse anteontem.
COMEÇO DA ARRUMAÇÃO
Sem alarde, o PSDB, PDT e PPS estão em adiantado processo de formatação de uma chapa para disputar o governo do Maranhão, encabeçada pelo ex-governador Jackson Lago, sendo como candidato ao Senado o ex-ministro do STJ, Edson Vidigal. Nessa condição, o deputado federal Roberto Rocha desistiria de sua proposta de concorrer ao Palácio dos Leões e partiria para manter o seu mandato na Câmara.
CANDIDATO PRÓPRIO
A única voz discordante desse projeto seria o prefeito João Castelo e sua filha, a deputada estadual Gardênia Castelo. Os dois são favoráveis a uma candidatura própria, cujo nome de destaque é o deputado Roberto Rocha. O restante do tucanato prefere apoiar Jackson Lago.
O DEM NA JOGADA
Até o DEM estaria em cogitação nessa engrenagem para compor com o PDT e PSDB, segundo uma fonte do partido tucano. A base desse entendimento seria a orientação da cúpula do DEM para se manter fi   rme em todo o país ao lado do tucano José Serra. Porém, no Maranhão, apesar de sua tradicional relação com o grupo Sarney, este ano o partido do deputado Clóvis Fecury teria dificuldade de manter-se perfilado ao PMDB da governadora Roseana Sarney.
http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=42993


Peço que leiam ou releiam os Artigos O Tucano e a Rosa e a Rosa e o Tucano, respectivamente do Dep. Federal Roberto Rocha e do Governador Deposto Dr. Jackson Lago e façam suas análises sobre esta matéria do Jornal Imparcial

A ROSA E O TUCANO



O ato que rememorou o primeiro aniversá rio do golpe judiciá rio que me depôs e que foi realizado na sexta-feira da semana passada, na Assembleia Legislativa, incomodou profundamente a oligarquia beneficiária do golpe que, irritada, pôs-se a divulgar nos meios de comunicação uma suposta divisão das forças democráticas do Maranhão.
Uma primeira resposta a essas mentiras foi o próprio ato, que uniu militantes de diversos partidos oposicionistas e nomes de expressão das forças anti-oligárquicas maranhenses como o ex-governador José Reinaldo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Tavares, o ministro Edson Vidigal, o ex-governador Luiz Porto, entre outros.
No domingo, um artigo do deputado federal Roberto Rocha, presidente do PSDB maranhense, repôs a verdade dos fatos, de forma clara e avassaladora. Sob o título de O Tucano e a Rosa, o parlamentar analisa a confluência de idéias entre o PDT e o PSDB do Maranhão, dois partidos de firme identidade anti-oligárquica e que têm, seguidas vezes, se unido para enfrentar o adversário comum, responsável pelo atraso do Estado.
O objetivo comum que vem nos unindo permanece. Trata-se de pôr um fim ao mando do grupo que é o obstáculo maior ao desenvolvimento econômico-social e da democracia em nosso Estado, apesar de na época de seus estertores precisar se basear em decisões obtidas no "tapetão" e se escorar em manobras de bastidores junto ao poder federal.
As eleições de 2010 ocorrerão ainda sob o signo do poder oligárquico no Maranhão, apesar de no restante do País esta ser uma página virada na História. É uma situação que nos envergonha a todos, mas que se sustenta em oposição à vontade da maioria da população, que aguarda com ansiedade o momento de derrotar novamente o grupo dominante.
As divergências que existem entre as forças democráticas do Maranhão - concordo com a análise de Roberto - são quanto a forma de derrotar o poder oligárquico. O que é melhor: termos dois ou mais candidatos na área oposicionista ou partirmos unidos desde o primeiro turno? A resposta a esta questão, inclusive, pode depender menos da vontade de cada um de nós e mais das manobras que a oligarquia vem engendrando.
Uma coisa é certa: temos que estar à altura do momento que se aproxima e das expectativas que a população tem sobre todos nós. E isso significa que a rosa e o tucano estarão numa mesma trincheira, combatendo o bom combate e unidos no projeto de construção de um Maranhão livre, solidário, democrático e progressista.

Jackson Lago escreve para o Jornal Pequeno aos sábados
Enviado por MÔNICA ARAÚJO

sexta-feira, 23 de abril de 2010

CIRO GOMES NÃO DISPUTARÁ A PRESIDENCIA

Política
1. Ciro não disputará eleições presidenciais
Reportagem da Folha (para assinantes) relata que o PSB anunciará na semana que vem que Ciro Gomes não concorrerá às eleições para presidente. Ciro foi avisado ontem, em reunião com a cúpula partidária, de que o PSB deverá fechar aliança com o PT. Em queda nas pesquisas, o deputado se comprometeu a aceitar a decisão. No cenário sem Ciro do mais recente levantamento do Datafolha, a diferença entre José Serra e Dilma Rousseff se amplia de 10 para 12 pontos. O tucano passa de 38% a 42%, enquanto a petista oscila de 28% a 30%. Marina Silva (PV) também sobe dois pontos e chega a 12%.

Do Blog "O Filtro" (Revista Época OnLine)
Por Ana Galli

A pergunta que não quer calar é: No Maranhão, onde a composição das alianças está se definindo, a retirada de Ciro Gomes causará alguma mudança?

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A CULTURA DA MARANHENSIDADE: CARNAVAL DO POVO

Um novo conceito a partir de 2007 foi implantado no Maranhão, através da Secretaria de Cultura do Governo Jackson Lago, com o intuito de abrir um leque de possibilidades para artistas maranhenses das mais diversas áreas, assim como de levar a cultura do estado para todos os cantos destacando a particularidade de cada região, conforme seguiu as diretrizes de municipalização deste governo, o conceito da “maranhensidade” foi introduzido e que definiu as ações da secretaria. Festas tradicionais como o São João e o Carnaval da Maranhensidade mostraram a nível nacional o orgulho de ser maranhense, através do nosso modo, dos nossos costumes e do nosso jeito de ser.

Em dois anos de atuação a Secretaria de Cultura trouxe de volta ao Estado aquele carnaval tradicional com o povo nas ruas, dançando, brincando, com os blocos de sujos, cobertos por maisena e com fantasias dos mais diversos tipos. Em 2007 com o Carnaval da Maranhensidade, em 2008 com “Um Estado de Alegria” e finalmente em 2009 com o tema “É só alegria”, que foi a marca de todas grandes festas do Governo Jackson lago. Vale lembrar na gestão da cultura o acesso das brincadeiras aos recursos, através de editais públicos que tiveram início a partir do São João de 2007, que mostram a transparência dessa administração.


domingo, 18 de abril de 2010

O TUCANO E A ROSA





Não passou em branco, nesta semana, a data em que evocamos a indigna deposição do governador Jackson Lago, por via de um golpe de Estado judiciário. Daqui mesmo, deste espaço jornalístico, manifestei meu inconformismo por ocasião da data da cassação, enfatizando que o mandato popular outorgado ao governador transcende a todos nós, inclusive ao próprio outorgado, e que a violência do ato atinge o coração da democracia e afronta as instituições que constituem a base das sociedades civilizadas.


Compromissos partidários me retiveram em Brasília mas acompanhei e me solidarizei com o ato, na verdade mais que uma cerimônia, uma purgação ritual para renovar as forças que nos uniram e nos alimentam.


Fico especialmente feliz quando ouço repetido, quase como um mantra, a invocação da natural confluência maranhense entre o tucano e a rosa, ou seja, nosso PSDB com o PDT. Sei, porque trago as marcas no corpo, o que nos custou afirmar nossa identidade partidária afrontando conveniências nacionais e o proverbial canto fisiológico das oligarquias perante o poder central que na ocasião nosso partido exercia. Sei o que me custou o gesto de coragem e desprendimento, muitas vezes incompreendido, de renunciar à minha candidatura em favor do projeto de eleger o Dr. Jackson Lago, em 2002. São cicatrizes de guerra.


Nos orgulha dizer que, ao contrário do que vemos hoje, essa descabida capitulação moral e biográfica do presidente e parte de seu partido, nosso poleiro tucano tem nome e lado. Somos adversários do grupo Sarney e tudo que representa seu nefasto legado de práticas oligárquicas. No entanto, não faço política contra pessoas, mas contra idéias e práticas que repudio. Por isso nunca me verão descortês com qualquer adversário, mas também não me verão titubear diante dos princípios que norteiam nossa luta doutrinária e política.


Foi graças a essa nítida demarcação de território que nosso partido cresceu no Maranhão, conquistando hoje os maiores colégios eleitorais do Estado e administrando a maior parcela do PIB maranhense. Esse quinhão de confiança de que somos fiadores perante os eleitores maranhenses também nos impõe responsabilidades. Dentre elas a de conjugar solidariamente com nossos aliados a tarefa maior de devolver o poder ao povo do Maranhão.


Aprendi que política se faz com voto, não com veto. E o combustível da política é a saliva, o diálogo, nem tanto para o convencimento ou a sedução, mas o diálogo socrático, que busca a verdade e o consenso pela força lógica dos argumentos. Afinal, a convergência nasce da divergência.


Essa política não comporta adesões, um traço de velhas práticas que a sociedade repudia. Ao contrário, busca convergências para um objetivo comum. E quando o objetivo é comum as estratégias confluem, ainda que as táticas possam divergir. Temos que estar preparados para todos os cenários, na areia movediça que se tornou a política maranhense. Seja qual for esse cenário o tucano e a rosa estarão juntos, parceiros de uma mesma história, solidários nas mesmas vicissitudes e, queira Deus, artífices da construção de um outro Maranhão.
O deputado federal Roberto Rocha escreve para o Jornal Pequeno aos domingos. contato@robertorocha.com.br

Neste artigo o Dep. Federal Roberto Rocha e Presidente do Diretório Estadual do PSDB-MA, reforça a disposição de união do seu partido com o PDT-MA nas trincheiras da oposição, agora peço a opinião de vocês sobre como ficará a composição desta aliança e os possíveis candidatos. Participem.

sábado, 17 de abril de 2010

VÍDEO DO GOVERNO INTERROMPIDO



Encontrei esse vídeo no Youtube, este e os outros do canal apresentam qualidade profissional, não pude identificar a autoria, logo agradecemos muito se alguém descobrir quem o produziu e enviar para o nosso e-mail governointerrompidoma@gmail.com para que possamos dar o devido crédito.


O Canal é:
http://www.youtube.com/user/e12neles