sábado, 1 de maio de 2010

SEGURANÇA: CRIAÇÃO DA PRIMEIRA SECRETARIA DE SEGURANÇA CIDADÃ DO PAÍS

O Governo Jackson Lago, promoveu uma verdadeira revolução na política de segurança pública, criando a primeira Secretaria de Segurança Cidadã, foi também a primeira Secretaria de Segurança do País a ter uma mulher à frente da pasta, uma técnica especialista em segurança, a Dra. Eurídice Vidigal. Incluiu o Maranhão no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI, diga-se de passagem que o Estado não se adequava aos pré-requisitos do programa por não estar entre Estados com maiores índices de criminalidade do pais, a adesão deu-se pela implantação do modelo de gestão que era recomendado pelo Governo Federal .

A Segurança Cidadã, modelo que foi aplicado no Maranhão, defende a formação para o exercício da cidadania, a cultura da paz, a integração e participação ativa da comunidade, a descentralização das decisões, ações locais, a municipalização, a criação de espaços urbanos seguros, o modelo é referência na América Latina, o Chile e Colômbia são os países com mais avanços na área, desta forma que Bogotá, Capital da Colômbia, entre os anos de 1994 e 2003 conseguiu reduzir as taxas de homicídio simples em mais de 70%, as mortes por acidente de trânsito em 65% e os demais delitos em mais de 35%. O Governo Federal adotou o modelo como referência, a Dra Eurídice Vidigal fez parte da equipe de técnicos responsável por trazê-lo para o País, atualmente vários Estados já estão avançados em sua implantação, são os casos de São Paulo e Rio de Janeiro, vale ressaltar que para a adesão ao PRONASCI é obrigatória a adequação a este formato.

O Maranhão avançou muito naquela gestão, foram investidos recursos para reaparelhamento e modernização das polícias, presos foram retirados das Delegacias de Polícia da Capital, Implantação do Disque-Denúncia, posse de 1.000 novos policiais militares aprovados em concurso, foram compradas novas viaturas e armamentos, o Sistema penitenciário foi ampliado com mais 500 vagas, ou seja, em apenas um ano e meio criou-se mais vagas que as administrações dos 9 (nove) anos anteriores, foi criado o Conselho de Segurança Cidadã espaço de participação da população, foram aprovados vários projetos de prevenção como o Mulheres da Paz e o Esporte sem Drogas, o setor de inteligência foi integrado ao banco de dados nacional e recebeu os mais modernos equipamentos de vigilância, foram implantados programas de valorização do policial como a bolsa formação e financiamento especial pelo Programa Nacional de Habitação, foi implantado o “Patrulha do Bairro”, polícia de proximidade que era o braço armado do Conselho de Segurança Cidadã, etc.
Por conta destes avanços que o Maranhão foi avaliado positivamente em matérias do Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento, tornou-se referencia em modelo de participação popular e apresentou uma curva decrescente nos índices de criminalidade.

texto atualizado em 2/05/2010 às 15:40h


2 comentários:

  1. Graças a DEUS o senhor se foi! E que não volte mais!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro empregado da SECOM, até que vocês estão se dedicando ao trabalho hein?! Trabalhar às 21:00h de domingo é complicado, vocês devem estar muito desesperados. Ainda blasfema em nome de Deus, vejo que não existem mais limites, nem Duda Mendonça salva vocês. Será que eu vi um BARRICA?

    ResponderExcluir

Nao são admitidos comentários ofensivos à honra, à imagem, à personalidade, à privacidade das pessoas. Eventuais denuncias tem que conter indicios suficientes de materialidade e autoria. Não são admitidos comentários que configurem apologia de crime ou qualquer outro ilícito.