O Governo Jackson Lago, promoveu uma verdadeira revolução na política de segurança pública, criando a primeira Secretaria de Segurança Cidadã, foi também a primeira Secretaria de Segurança do País a ter uma mulher à frente da pasta, uma técnica especialista em segurança, a Dra. Eurídice Vidigal. Incluiu o Maranhão no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI, diga-se de passagem que o Estado não se adequava aos pré-requisitos do programa por não estar entre Estados com maiores índices de criminalidade do pais, a adesão deu-se pela implantação do modelo de gestão que era recomendado pelo Governo Federal .
A Segurança Cidadã, modelo que foi aplicado no Maranhão, defende a formação para o exercício da cidadania, a cultura da paz, a integração e participação ativa da comunidade, a descentralização das decisões, ações locais, a municipalização, a criação de espaços urbanos seguros, o modelo é referência na América Latina, o Chile e Colômbia são os países com mais avanços na área, desta forma que Bogotá, Capital da Colômbia, entre os anos de 1994 e 2003 conseguiu reduzir as taxas de homicídio simples em mais de 70%, as mortes por acidente de trânsito em 65% e os demais delitos em mais de 35%. O Governo Federal adotou o modelo como referência, a Dra Eurídice Vidigal fez parte da equipe de técnicos responsável por trazê-lo para o País, atualmente vários Estados já estão avançados em sua implantação, são os casos de São Paulo e Rio de Janeiro, vale ressaltar que para a adesão ao PRONASCI é obrigatória a adequação a este formato.
texto atualizado em 2/05/2010 às 15:40h
Graças a DEUS o senhor se foi! E que não volte mais!!!
ResponderExcluirCaro empregado da SECOM, até que vocês estão se dedicando ao trabalho hein?! Trabalhar às 21:00h de domingo é complicado, vocês devem estar muito desesperados. Ainda blasfema em nome de Deus, vejo que não existem mais limites, nem Duda Mendonça salva vocês. Será que eu vi um BARRICA?
ResponderExcluir