quinta-feira, 29 de abril de 2010

MUTIRÃO DA CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA DE LUTA POR MELHOR QUALIDADE DE VIDA


O Mutirão da Cidadania foi uma das alternativas encontradas pelo Governo Jackson Lago para reverter os indicadores de pobreza que colocavam o Maranhão como o mais miserável Estado da Federação, revelados por índices apontados por todos os institutos de pesquisa do país, com destaque para o IBGE, gerados por décadas de desumana ausência de partilha e agravados pela década perdida, período compreendido entre o ano de 1990 e 2002. Iniciado no Governo José Reinaldo foi prontamente seguido, ampliado e adaptado ao novo modelo de governar implantado em 1º de janeiro de 2008.

O processo iniciava-se pela escolha da região a ser implantado o programa, que obedecia a regra de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), no interior do Estado e em São Luís nas áreas de maior carência. Através de reuniões realizadas com a participação de lideranças comunitárias, organizações sociais, culturais, esportivas, religiosas e membros dos poderes instituídos existentes nos municípios, eram apontadas e eleitas as ações a serem oferecidas pelo Estado, levando em consideração as carências, necessidades e, sobretudo a vocação da região.

O Estado, com suas secretarias e demais órgãos na iam para região, ou bairros, levando os mais variados serviços, sempre respeitando e em parceria com as Prefeituras locais, com o apoio da população que participava ativa e voluntariamente nos trabalhos e na acolhida daqueles que moravam distante. Ações como: saúde (consultas, exames, fornecimento de medicamentos e óculos), educação (com atividades lúdicas voltadas principalmente para as crianças), desenvolvimento social, direitos humanos, igualdade racial, cultura, esporte, lazer, regularização civil, palestras, oficinas, cursos, fomento à geração de trabalho e renda, eram oferecidas à população de baixa renda.

Ao longo de 2 anos, foram realizadas 13 edições, somando-se um total de 451.616 atendimentos. Que desafogaram as prefeituras locais com a minimização das demandas reprimidas.

Esta ação entre outras, caracterizou o Governo Jackson Lago como uma gestão participativa e democrática.

--
Arivaldo Martins Sousa

Pedagogo, Artesão, Pós-Graduado em Reengenharia de Projetos Educacionais

6 comentários:

  1. realmente o mutirao da cidadania foi uma iniciativa que conseguiu levar o mais proximo da população os serviços essenciais, as pessoas beneficiadas que o digam, iniciativas como essa tem a "cara" de um governo popular, como sao os governos liderados pelo grande Jackson Lago.

    Silvelene Evangelista, Bibliotecaria

    ResponderExcluir
  2. MUITO IMPORTANTE ESTE RESGASTE DO GOVERNO DO JACKSON LAGO,
    INFORMO QUE POSTAMOS O BLOG NO COM CONTINUAÇÃO - www.comcontinuacao.blogspot.com
    ESTAMOS POSTANDO A MATÉRIA SOBRE ESTE LANÇAMENTO COM FOTOS.

    FELIPE KLAMT

    ResponderExcluir
  3. olá governo interrompido, gostaria que adicionasse o blog elcinhoatitude.blogspot.com a sua lista da mesma forma adicionarei este blog a minha lista, aumentando os laços e divulgando-nos mutuamente...abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Este será sem dúvidas um canal importante para divulgação das ações governo Jackson, que foram muitas, apesar de apenas 02 anos, quando foi interrompido brutalmente, através de um golpe judiciário.Estive no lançamento do Blog e sinceramente continuo otimista. Venceremos novamente a oligarquia e o Maranhão retomará o verdadeiro progresso e não o progresso das propagandas enganosas.

    ResponderExcluir
  5. JACKSON LAGO O GOVERNADOR DE TODOS OS MARANHENSES COM ÊNFASE AOS MAIS POBRES E MENOS FAVORECIDOS, SEVERAMENTE ATINGIDOS PELA MISÉRIA IMPLANTADA PELA OLIGARQUIA SARNEY EM MAIS DE 40 ANOS DE DESMANDOS.COMO SE NÃO BASTASSE PATROCINARAM UM GOLPE JUDICIÁRIO,MAS NÃO ELIMINOU A ESPERANÇA DE UM MARANHÃO PARA TODOS E NAO SOMENTE PARA UMA FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  6. Sou de tutoia e o do PDT,caminhei com Jackson aqui desde de seus primeiros 500 votos até seus 8.500 na ultima eleição,mas nao tenho ânimo nenhum para esta luta pós fomos massacrado pelo o seu governo aqui...

    ResponderExcluir

Nao são admitidos comentários ofensivos à honra, à imagem, à personalidade, à privacidade das pessoas. Eventuais denuncias tem que conter indicios suficientes de materialidade e autoria. Não são admitidos comentários que configurem apologia de crime ou qualquer outro ilícito.