segunda-feira, 12 de julho de 2010

A INTERRUPÇÃO DE UM MARANHÃO CULTURAL DEMOCRÁTICO

Falar em democracia é convocar as esferas sociais para a construção de um Estado de forma participativa. Em dois anos de trabalho (2007-2009), o governo Jackson Lago, através das ações da Secretaria de Cultura, dirigida por Joãozinho Ribeiro, estabeleceu como princípio maior a aproximação com a sociedade civil, através de fóruns que caracterizavam sua forma de governo: a solidificação de suas ações através da colaboração do povo.

O I Fórum Estadual de Economia da Cultura, em São Luís, realizado entre os dias 9, 10 e 11 de maio de 2007, reuniu instituições, agentes, pesquisadores e demais pessoas que trabalham com a cultura de maneira direta ou indireta. O ex- secretário de Estado da Cultura, Joãozinho Ribeiro, na época, afirmou, em artigo publicado na edição 21.543 do Jornal Pequeno, com o título “outro Maranhão cultural é possível”, que "o governo do Maranhão está dando uma prova de seu compromisso social ao colocar a Cultura definitivamente na Agenda de Desenvolvimento do Estado. A gestão cultural assume um papel estratégico na integração com as demais políticas públicas", afirmou o então secretário.

O Fórum foi o primeiro passo para traçar diretrizes que nortearam toda a gestão da Secretaria de Cultura do Estado, o planejamento visava quatro anos de atividades que valorizassem manifestações culturais que promovessem a criticidade e desencadeassem práticas conscientes do seu papel social na construção do imaginário cultural maranhense. Porém em abril de 2009, o governo foi interrompido e o planejamento realizado no I Fórum Estadual de Economia da Cultura também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nao são admitidos comentários ofensivos à honra, à imagem, à personalidade, à privacidade das pessoas. Eventuais denuncias tem que conter indicios suficientes de materialidade e autoria. Não são admitidos comentários que configurem apologia de crime ou qualquer outro ilícito.