quarta-feira, 23 de junho de 2010

GOVERNO JACKSON GARANTE TRATAMENTO DE DOENÇAS GRAVES COM AQUISIÇÃO DE APARELHOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO



O Governo Jackson Lago em pouco mais de dois anos se dedicou realmente em melhorar a vida das pessoas, de garantir dignidade e acesso a saúde, para isso planejou um audacioso plano de reformas, construção e ampliação de hospitais.

Mas também o governo Jackson investiu em tecnologia avançada de tratamento de doenças graves, algo que o Maranhão se ressentia muito e ocasionava o êxodo de pacientes para outros estados, já que aqui não havia as condições necessárias, por exemplo, para um tratamento de Câncer.

Como fruto desse projeto e baseado nas necessidades de demandas que a saúde local exigia, no dia 31 de maio, de 2008, o Governo do Maranhão assinou protocolo de mútua cooperação com o instituto Nacional do Câncer (INCA) para entrega de um equipamento de braquiterapia, que foi posteriormente instalado no Hospital Aldenora Belo (HAB). A vinda desse equipamento diminui o êxodo de pacientes e melhorou o atendimento aos pacientes de câncer. Com a Braquiterapia, o Hospital Aldenora Belo passou a atender a uma média de 50 pessoas por mês, sendo metade do interior, com prevalência de mulheres com câncer de colo do útero, umas das especificidades de tratamento disponibilizadas do SUS.

O presidente da Fundação Antônio Jorge Dino, entidade que administra o Hospital Aldenora Belo, Eneide Jorge Dino, disse na época que a assinatura do protocolo e a garantia da braquiterapia no estado são passos muito importantes na medida em que a maioria dos pacientes é carente.

“Agora essas pessoas têm muito mais possibilidades de cura. E se não ficarem curadas, o tratamento prolonga a vida dos pacientes. É uma etapa vencida. O que nós buscamos é a melhoria da qualidade de vida”. disse Eneide.

BRAQUITERAPIA

A braquiterapia é um tipo de tratamento utilizado em radioterapia na qual a fonte de irradiação é colocada próxima à superfície corporal ou dentro de uma cavidade do corpo. Inicialmente.



Um comentário:

  1. O título correto não seria " DURANTE O GOVERNO JACKSON LAGO, DOENÇAS GRAVES ERAM TRATADAS COM APARELHOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO"? O governo não está em pleno exercicio mais. só uma sugestão.

    ResponderExcluir

Nao são admitidos comentários ofensivos à honra, à imagem, à personalidade, à privacidade das pessoas. Eventuais denuncias tem que conter indicios suficientes de materialidade e autoria. Não são admitidos comentários que configurem apologia de crime ou qualquer outro ilícito.