segunda-feira, 3 de maio de 2010

UNIVIMA: REFERÊNCIA PARA TODO O BRASIL

Construída através de um sistema de comunicação via satélite, a Universidade Virtual do Estado do Maranhão – UNIVIMA transforma os sinais de TV e Rádio tradicionais em linguagem de internet. O mecanismo torna possível a transmissão de aulas, palestras, entre outros produtos com alta qualidade e baixíssimo custo para qualquer parte do Maranhão.

A UNIVIMA oferece os cursos de Licenciatura em Matemática e Administração, sendo que convênios foram assinados e firmados com MEC para novos cursos. Em pós-graduação latu sensu, estavam em andamento no inicio de 2009, dois cursos: Tecnologia da Informação e Matemática, em convênio com as Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Catarina (UFSC), respectivamente.

Utilizando os 10 Pólos Tecnológicos da Univima, o Governo Jackson Lago capacitou 32.555 alunos oriundos do ensino médio da rede pública e membros da comunidade, nos anos de 2007 e 2008. Foram capacitados também 6 mil profissionais de educação com palestras e cursos de capacitação nas áreas de Educação à Distancia – EAD, Gestão Escolar, Inclusão digital, Empreendedorismo, Metodologia da Pesquisa Escolar, Psicologia, entre outros.

Foram beneficiados também, mais de 7 mil alunos através do Programa “Vestibular da Cidadania”, que capacitou alunos oriundos da rede pública de ensino em curso gratuito de pré-vestibular. A UNIVIMA foi à primeira instituição do país a trabalhar com o sistema de cotas raciais, 51% das vagas do programa “Vestibular da Cidadania”, foram destinadas a negros, indígenas e descendentes.

Ampliação dos Pólos da UNIVIMA

O Governo Jackson Lago anunciou no inicio de 2009, o investimento de R$ 16 milhões para ampliação de 8 Pólos, a implantação do Pólo de Carolina, reforma do Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro Escola e a adequação dos pólos localizados no Colégio Universitário (Colun), na Vila Palmeira em São Luís e no município de Pindaré.

Além das obras já iniciadas, o recurso contempla ainda projetos em licitação como nos municípios de Arari, Cururupu, Timon, na UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) e no Diamante em São Luís, pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Os pólos de Pinheiro, Barra do Corda, Açailândia, Caxias, Codó, Santa Inês, Imperatriz e Pedreiras foi projetada a ampliação das quadras poliesportivas e dos ambientes pedagógicos com laboratórios de matemática, informática, biblioteca, salas de aula presenciais e para professores e área de vivência. O prédio de 4 andares do Pólo Tecnológico de São Luís, seria contemplado com a instalação de um elevador para facilitar a acessibilidade do público aos laboratórios e o auditório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nao são admitidos comentários ofensivos à honra, à imagem, à personalidade, à privacidade das pessoas. Eventuais denuncias tem que conter indicios suficientes de materialidade e autoria. Não são admitidos comentários que configurem apologia de crime ou qualquer outro ilícito.