segunda-feira, 3 de maio de 2010

SAÚDE: PRESIDENTE DUTRA RECEBEU O PRIMEIRO SOCORRÃO DO INTERIOR

Em março de 2009, o Governador Jackson Lago, cumprindo uma promessa de campanha, inaugurou o maior Hospital do interior do Estado no município de Presidente Dutra, o Socorrão Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra, que integrava um ambicioso projeto de estruturação da Rede de Atendimento de Urgência e Emergência, que previa ainda a construção de outros quatro hospitais semelhantes nos municípios de Pinheiro, Balsas, Imperatriz e Pedreiras.

O Socorrão Regional de Presidente Dutra foi entregue pronto para atender a uma população de quase um milhão de pessoas de 34 municípios da região central do Maranhão. O hospital tem 5.317 metros quadrados de área construída, 100 leitos de enfermaria e 12 UTIs, e foi feito com recursos do próprio Estado.

A medida visava melhorar o atendimento hospitalar das pessoas que não moram na capital, desafogar os já lotados hospitais de São Luís, além de melhorar a vida dos maranhenses, que não precisariam mais fazer longas viagens para poderem receber atendimento público hospitalar.

Na época da inauguração o então governador Jackson Lago, disse que como médico ficou encantado com o novo hospital pelas características arquitetônicas que respeita cada paciente e seu acompanhante. Outro fato estarrecedor foi os depoimentos da população que estavam no dia da solenidade ao revelarem que as enfermarias do município tinha apenas quatro leitos. “O hospital oferece serviços de alta tecnologia, raio-x, tomográfico. Todos os equipamentos são de última geração, e não existem em nenhuma cidade do Maranhão, nem mesmo em São Luís. O centro cirúrgico, por exemplo, não existe em nenhum lugar. Ele tem corredor largo, com quatro salas de operações e recuperação, tudo amplo e que permite a manobra de várias macas ao meu tempo", elogiou o governador na época.

Apenas um dia após inauguração, o hospital já atendia as pessoas a pleno vapor, já tido como referência. Diversas pessoas de municípios próximos se deslocavam para Presidente Dutra, afim de receber atendimento e elogiavam o serviço, conforme revelou matéria do Jornal Pequeno do dia 2 de abril: Cleuma Oliveira, mãe de uma criança de um ano e onze meses que caiu do sofá e fraturou o braço esquerdo e foi atendida pelo Socorrão, disse que a existência de uma unidade com esta estrutura facilita o atendimento médico da população dos municípios e de outras cidades circunvizinhas. "Se não tivesse este hospital aqui, eu estaria agora em Caxias ou em São Luís, à procura de assistência para a minha filha. Estamos sendo muito bem atendidas. Mais tarde ela entrará no centro cirúrgico e sei que logo estará recuperada", declarou.

A população de Pinheiro, Balsas, Imperatriz, Pedreiras e regiões próximas também deveriam estar neste momento gozando dos novos serviços proporcionados pelo Governo que foi interrompido, já que dentro do planejamento de governo estes quatro municípios estariam contemplados com novos hospitais aos moldes do Socorrão de Presidente Dutra.

Socorrão no Interior: Pinheiro, Balsas, Imperatriz e Pedreiras...

Foto: Jornal Pequeno

Um comentário:

  1. Enquanto isso gostaria de saber aonde esta os 64 hospitais do Ricardo Murad, as ambulacias, as reformas... Diante de ações não existem argumentos contrários.

    ResponderExcluir

Nao são admitidos comentários ofensivos à honra, à imagem, à personalidade, à privacidade das pessoas. Eventuais denuncias tem que conter indicios suficientes de materialidade e autoria. Não são admitidos comentários que configurem apologia de crime ou qualquer outro ilícito.