sexta-feira, 14 de maio de 2010

DE CÍSTENES A EROS GRAU: COMO ROUBARAM MEU VOTO



Cístenes, cidadão grego que governou Atenas entre os anos 508 e 502 antes de Cristo, inventou a democracia e criou o voto. Sistema pelo qual, os cidadãos atenienses, por meio de eleições, escolhiam os representantes para o governo. Era o “governo do povo, pelo povo e para o povo”.
Cístenes sabia que, a partir daquele momento, estavam sendo lançados os alicerces para a construção da tradição democrática que se constituiria de três pilares fundamentais: igualdade, liberdade e participação no poder. Por igualdade entende-se que todos os cidadãos possuem os mesmos direitos perante as leis. Por liberdade o direito de expor em público os seus interesses e suas opiniões, e perceber que os mesmos são debatidos, aprovados ou rejeitados pela maioria e cabendo-lhe acatar a decisão tomada. Com as Revoluções Inglesa e Francesa o direito à liberdade amplia-se para o direito de participação no poder e o cidadão passa a participar das discussões, das deliberações e das tomadas de decisões.
O que Cístenes não sabia é que 2300 anos depois em um país chamado Brasil, as elites dominantes, os donos do poder, inventariam, a partir de então, toda a sorte de falcatruas, dissimulações e artimanhas para perpetuar-se no poder e transformar Regiões e Estados em feudos e propriedades particulares. E o cidadão? Ah! O cidadão “que se lixe!” Senão vejamos:
A primeira eleição, que se tem notícia, ocorrida em nossas terras, aconteceu em 1532, com a fundação da primeira vila: a Vila de São Vicente, em São Paulo, e deu-se para a escolha dos representantes para o Conselho Municipal, digamos uma espécie de Câmara dos Vereadores. Tal processo perdurou por quase 300 anos, votando-se, no Brasil Colônia, apenas no âmbito municipal. Só em 1821 foram eleitos os representantes junto à corte portuguesa. Note-se que neste período podiam votar os homens livres, inclusive os analfabetos.
A coisa começa a “degringolar” com a independência do Brasil. Com a Constituição de 1824, foi elaborada a primeira lei eleitoral e instituído o “voto censitário”, instrumento pelo qual, apenas os cidadãos de posses tinham o direito de votar, fato também registrado na Constituição Brasileira de 1934, que apesar dos avanços verificados, proíbe o voto dos mendigos. Surge também nessa época o “voto por procuração” onde o eleitor podia transferir o seu direito de votar para outra pessoa. As eleições, nesse período, foram marcadas pela violência e pela submissão dos eleitores às autoridades e poderosos.
O Título Eleitoral foi instituído em 1881, porém de nada adiantou, pois o mesmo não possuía foto (qualquer semelhança com a atualidade é mera coincidência), e as fraudes continuaram, pois não é difícil perceber que até defunto comparecia às sessões eleitorais.
À época da Proclamação da República ainda não podiam votar: menores de 21 anos, mulheres, analfabetos, mendigos, soldados, indígenas e membros do clero. O direito de votar para Presidente da República, surge com a Constituição de 1891, quando foi eleito pelo voto direto o Presidente Prudente de Morais, porém, após isso, instala-se no Brasil a política do “café-com-leite” onde o cargo de presidente da república é ocupado, alternadamente, por políticos de São Paulo e Minas Gerais. Esse período da República Velha é violentamente marcado por fraudes e manipulações dos resultados das urnas. O ato de votar deixa de ter qualquer relevância para o povo que é chamado apenas para referendar e legitimar as elites políticas estaduais. É dessa época a instituição do voto de cabresto (o eleitor vota em quem o coronel manda), das eleições a bico de pena (o coronel fica com o título dos eleitores e o presidente da sessão eleitoral assina por todos a ata das eleições, o eleitor não sabe em quem votou) e da degola (os candidatos da oposição eleitos não tinham a sua eleição reconhecida pelo congresso).
O período da ditadura militar foi pródigo e ímpar, na história da humanidade, em criações de toda a sorte artimanhas para a manutenção do poder. Foi proibido o voto em presidente da república, governador, senador e prefeito. A situação agrava-se com o Ato Institucional nº 5, o AI 5. O Congresso foi fechado, direitos de vários parlamentares foram cassados, foi instituído o bipartidarismo: ARENA, partido que dava sustentação ao regime, cujo presidente era, o hoje, presidente do Senado, José Sarney, e o MDB, que era o partido de “oposição”. Algumas artimanhas foram criadas nesse período, como por exemplo: a sublegenda, onde o partido poderia apresentar até três nomes para disputar um cargo, onde o que valia era a soma do voto d os três, assumindo o cargo o vais votado entre eles, mesmo tendo menos votos que o opositor; Lei Falcão, que permitia na propaganda eleitoral apenas a foto dos candidatos com um locutor lendo o currículo do mesmo; o senador biônico, que consistia na eleição do terceiro senador pelas Assembléias Legislativas Estaduais, como a ARENA tinha maioria em todas as Assembléias Estaduais do Brasil, imagine o que ocorreu: elegeram todos.
A partir da década de 90 tivemos avanços significativos e a principal novidade foi a adoção da urna eletrônica, que trouxe mais confiabilidade às eleições, agilizou o processo de apuração e reduziu significativamente ou praticamente eliminou as fraudes. Diante de tal avanço só restou aos coronéis e as elites uma alternativa muito em moda nos dias de hoje: A CASSAÇÃO DOS MANDATOS DOS ELEITOS PELA VIA JUDICIÁRIA, ou seja, A CASSAÇÃO DO DIREITO DE VOTAR.
O resto da história vocês conhecem...
Feliz foi Cístenes que não viveu esses dias e nem aqui.

Arivaldo Martins Sousa
Pedagogo, Artesão, Pós-Graduado em Reengenharia de Projetos Educacionais

3 comentários:

  1. 'Sarneylândia' do Maranhão vai ser mostrada hoje na TV Record
    Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
    15 de maio de 2010 às 09:49
    Envie para: Envie para o Del.icio.us Envie para o Digg Envie para o Reddit Envie para o Simpy Envie para o Yahoo My Web Envie para o Furl Envie para o Blinklist Envie para o Technorati Envie para o Google Bookmarks Envie para o Stumble Upon Envie para o Feed me links Envie para o Ma.gnolia Envie para o Newsvine Envie para o Squidoo
    Índice da edição - Edição 23,328 Índice Texto anterior - Prefeito de Porto Franco ganha outra vez o Prêmio Prefeito Empreendedor Texto Anterior | Próximo Texto Texto Anterior

    DESTAQUE NA TELINHA

    Quadro do programa ‘Legendários’, estrelado por João Gordo, mostrará o culto à personalidade do presidente do Senado, José Sarney, e de sua família no Maranhão

    POR OSWALDO VIVIANI

    Será exibido hoje, às 21h45, no programa “Legendários” – apresentado por Marcos Mion, na TV Record, desde 10 de abril –, o quadro sobre o fictício “reino da Sarneylândia do Maranhão”, gravado em São Luís no dia 19 de março.

    No quadro, estrelado por João Francisco Benedan, 46 anos – mais conhecido como João Gordo, vocalista da banda punk “Ratos de Porão”, que recentemente trocou a MTV pela “TV do bispo” – serão mostrados, no estilo “humor sério”, os principais símbolos, na capital maranhense, do culto à personalidade do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e de sua família.

    A produção do quadro – pilotada por Raphael Cerqueira e Marcelo Salinas (ambos ex-CQC), e apoiada voluntariamente pelo Jornal Pequeno – captou cenas e depoimentos dos ludovicenses sobre a “Sarneylândia”, e se deteve, em especial, nas dezenas de nomes de logradouros públicos batizados com os nomes de Sarney, sua mulher e seus filhos.

    Fundação Sarney – Instituição que se envolveu, no ano passado, num escândalo de repercussão nacional, depois da descoberta de um vultoso desvio de dinheiro de patrocínio federal, a Fundação José Sarney (no Convento das Mercês) também foi visitada por João Gordo. O apresentador plantou uma bandeira da “Sarneylândia” no local do convento em que o oligarca mantinha uma lápide de granito preto para marcar o espaço em que queria ser sepultado (a lápide foi retirada recentemente, fazendo de Sarney um “sem túmulo”).

    O quadro também exibirá as cenas de um protesto bem-humorado nos arredores do Palácio dos Leões – ocupado desde abril do ano passado por Roseana Sarney (PMDB), filha do oligarca, depois da cassação, pelo TSE, de Jackson Lago (PDT), vencedor das eleições de 2006.

    Nessas cenas, que caíram no YouTube (www.youtube.com, busque “sarneylândia”), João Gordo porta escudo e espada, e é seguido por uma “trupe” de estudantes maranhenses, usando camisetas brancas, com a inscrição “I Love Sarneylândia”, e pretas, com a imagem que ilustra a capa do livro “Honoráveis Bandidos - Um retrato do Brasil na era Sarney”, de Palmério Dória.

    Botons, bigodões postiços à la Sarney e até um hilário “hino da Sarneylândia”, acompanhado por uma bandinha, também fizeram parte do protesto. “Quem me dera ser seu parente! / quem me dera, / quem me dera”, diz a letra do hino, cuja melodia é propositadamente plagiada da Marselhesa.

    ResponderExcluir
  2. 'Sarneylândia' do Maranhão vai ser mostrada hoje na TV Record
    Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
    15 de maio de 2010 às 09:49
    Envie para: Envie para o Del.icio.us Envie para o Digg Envie para o Reddit Envie para o Simpy Envie para o Yahoo My Web Envie para o Furl Envie para o Blinklist Envie para o Technorati Envie para o Google Bookmarks Envie para o Stumble Upon Envie para o Feed me links Envie para o Ma.gnolia Envie para o Newsvine Envie para o Squidoo
    Índice da edição - Edição 23,328 Índice Texto anterior - Prefeito de Porto Franco ganha outra vez o Prêmio Prefeito Empreendedor Texto Anterior | Próximo Texto Texto Anterior

    DESTAQUE NA TELINHA

    Quadro do programa ‘Legendários’, estrelado por João Gordo, mostrará o culto à personalidade do presidente do Senado, José Sarney, e de sua família no Maranhão

    POR OSWALDO VIVIANI

    Será exibido hoje, às 21h45, no programa “Legendários” – apresentado por Marcos Mion, na TV Record, desde 10 de abril –, o quadro sobre o fictício “reino da Sarneylândia do Maranhão”, gravado em São Luís no dia 19 de março.

    No quadro, estrelado por João Francisco Benedan, 46 anos – mais conhecido como João Gordo, vocalista da banda punk “Ratos de Porão”, que recentemente trocou a MTV pela “TV do bispo” – serão mostrados, no estilo “humor sério”, os principais símbolos, na capital maranhense, do culto à personalidade do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e de sua família.

    A produção do quadro – pilotada por Raphael Cerqueira e Marcelo Salinas (ambos ex-CQC), e apoiada voluntariamente pelo Jornal Pequeno – captou cenas e depoimentos dos ludovicenses sobre a “Sarneylândia”, e se deteve, em especial, nas dezenas de nomes de logradouros públicos batizados com os nomes de Sarney, sua mulher e seus filhos.

    Fundação Sarney – Instituição que se envolveu, no ano passado, num escândalo de repercussão nacional, depois da descoberta de um vultoso desvio de dinheiro de patrocínio federal, a Fundação José Sarney (no Convento das Mercês) também foi visitada por João Gordo. O apresentador plantou uma bandeira da “Sarneylândia” no local do convento em que o oligarca mantinha uma lápide de granito preto para marcar o espaço em que queria ser sepultado (a lápide foi retirada recentemente, fazendo de Sarney um “sem túmulo”).

    O quadro também exibirá as cenas de um protesto bem-humorado nos arredores do Palácio dos Leões – ocupado desde abril do ano passado por Roseana Sarney (PMDB), filha do oligarca, depois da cassação, pelo TSE, de Jackson Lago (PDT), vencedor das eleições de 2006.

    Nessas cenas, que caíram no YouTube (www.youtube.com, busque “sarneylândia”), João Gordo porta escudo e espada, e é seguido por uma “trupe” de estudantes maranhenses, usando camisetas brancas, com a inscrição “I Love Sarneylândia”, e pretas, com a imagem que ilustra a capa do livro “Honoráveis Bandidos - Um retrato do Brasil na era Sarney”, de Palmério Dória.

    Botons, bigodões postiços à la Sarney e até um hilário “hino da Sarneylândia”, acompanhado por uma bandinha, também fizeram parte do protesto. “Quem me dera ser seu parente! / quem me dera, / quem me dera”, diz a letra do hino, cuja melodia é propositadamente plagiada da Marselhesa.

    ResponderExcluir
  3. O tempo e o senhor de todas as coisas, porque ele é a mão de Deus.

    ResponderExcluir

Nao são admitidos comentários ofensivos à honra, à imagem, à personalidade, à privacidade das pessoas. Eventuais denuncias tem que conter indicios suficientes de materialidade e autoria. Não são admitidos comentários que configurem apologia de crime ou qualquer outro ilícito.