quinta-feira, 22 de abril de 2010

A CULTURA DA MARANHENSIDADE: CARNAVAL DO POVO

Um novo conceito a partir de 2007 foi implantado no Maranhão, através da Secretaria de Cultura do Governo Jackson Lago, com o intuito de abrir um leque de possibilidades para artistas maranhenses das mais diversas áreas, assim como de levar a cultura do estado para todos os cantos destacando a particularidade de cada região, conforme seguiu as diretrizes de municipalização deste governo, o conceito da “maranhensidade” foi introduzido e que definiu as ações da secretaria. Festas tradicionais como o São João e o Carnaval da Maranhensidade mostraram a nível nacional o orgulho de ser maranhense, através do nosso modo, dos nossos costumes e do nosso jeito de ser.

Em dois anos de atuação a Secretaria de Cultura trouxe de volta ao Estado aquele carnaval tradicional com o povo nas ruas, dançando, brincando, com os blocos de sujos, cobertos por maisena e com fantasias dos mais diversos tipos. Em 2007 com o Carnaval da Maranhensidade, em 2008 com “Um Estado de Alegria” e finalmente em 2009 com o tema “É só alegria”, que foi a marca de todas grandes festas do Governo Jackson lago. Vale lembrar na gestão da cultura o acesso das brincadeiras aos recursos, através de editais públicos que tiveram início a partir do São João de 2007, que mostram a transparência dessa administração.


Um comentário:

  1. ess a dica vai direto para vc dr jacksom lago vc precisa vir aqui em um buriticupu dar entrevista o senhor tem que procurar o filho do ex dep vila nova e marcar essa entrvista pos o povo de buriticupu esta ansioso por isso a muito tenpo nos somos amaoria e iremos vecer de novo força companheiro de luta a outra coisa tem que da outro rumo para o nosso pdt aqui em nossa cidade por fovor se alguma pessoa ler esse cometario que seja ligado direto ao dr jacksom passe para ele urgente obrigado

    ResponderExcluir

Nao são admitidos comentários ofensivos à honra, à imagem, à personalidade, à privacidade das pessoas. Eventuais denuncias tem que conter indicios suficientes de materialidade e autoria. Não são admitidos comentários que configurem apologia de crime ou qualquer outro ilícito.